quinta-feira, 24 de março de 2022

Frangueiros e Andreas



Dentro do padrão pós-2019 (ano mágico em que tudo, fora contratação de Abel, deu certo) de más contratações e renovações de contrato do Flamengo, dirigidas por um amador renitente, Flamengo anseia bizarramente pela caríssima contratação em definitivo do Andreas "Ifood" Pereira e do goleiro Santos, do CAP, que tem como característica ser péssimo nos pés e frangueiro. O que obviamente continuará nossa saga de goleiros ineptos em jogos importantes dando uma vantagem idiota pros adversários pela miopia cerebral desta gestão de futebol. E outras no passado também, diga-se. Flamengo tem esta histórica mania estúpida de promover goleiros lançados da base a serem reservas imediatos e até terceiro e quarto reservas há tempos. Ainda que não tenham a menor capacidade de atuar em um profissional do Flamengo. Porque os goleiros da base ganham esta vantagem em relação aos demais jogadores é algo a se indagar. Não há lógica, não há razão, só um protecionismo amador turbinado para fazer com que um jogador comece na base como goleiro e automaticamente vira trainee no futebol profissional.

Flamengo precisa parar com esta mania atual de só procurar goleiro dito "consagrado". Tem que buscar em outras searas visto que esta posição é de difícil reposição e contratação. Quem tem goleiro bom não quer vender a não ser que se  ponha na mesa o dinheiro da multa. Por isto é necessário que o Centro de (Falta de) Inteligência capte goleiros que estejam sobressaindo em times menores, observando locomoção, reflexo, agilidade, saída com os pés, etc e saia do marasmo que o caracteriza recentemente.

Iria até dizer para que a gestão refizesse o antigo CIM mas para isto precisaria de gestão profissional e o Flamengo não tem e enquanto Landim e sua turma amadora palpiteira hardcore perdurar, não terá. Será com profissionais inadequados mesmo. Mas creio não ser difícil uma análise pontual neste sentido. Só assistir jogos de alguns goleiros in loco, pela TV, e qualificar suas características. Flamengo precisa de goleiro titular e reserva de bom nível. Hoje não temos. Hugo no máximo é terceiro reserva e Diego Alves não dá mais. Sua carreira já acabou no Flamengo e esqueceram de avisar ao Marcos "amigo de vestiário" Braz.