terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Expectativas

Olá Buteco, bom dia!

O bom do futebol é que sempre há a próxima temporada e a paixão do torcedor é eterna. Depois de todos os erros possíveis e imagináveis em 2021, começamos o ano novo com uma comissão técnica europeia, que tem como objetivo principal a implementação de um modelo tático capaz de maximizar as qualidades do nosso elenco, que é repleto de ótimos jogadores. 

De minha parte, estou bem animado. Vimos o que JJ conseguiu tirar do grupo em 2019 e aquilo foi o mais sensacional e espetacular que vimos por aqui há bastante tempo, no futebol. Não à toa o Flamengo 2019 quebrou todos os recordes do Campeonato Brasileiro e, de quebra, papou a Libertadores.

Obviamente, não é de bom tom esperar que aquela fantástica máquina de jogar de futebol apareça novamente amanhã, contra o Boavista. Primeiro jogo do grupo principal, já com vários desfalques por conta das seleções... Mas a minha expectativa está, principalmente, em ver os jogadores entrarem em campo com tanta preocupação no "jogar sem a bola" do que mostram quando a têm. 

O Flamengo que eu sonho é um Flamengo que joga e não deixa jogar, que abre espaços na defesa adversária com muita movimentação dos homens de frente, dos meias e dos laterais mas que, ao mesmo tempo, recompõe com velocidade, entendendo que a superioridade técnica só se reflete no placar quando existe disposição em proteger o nosso gol. Há uma história clássica do Junior, em uma determinada partida na década de 80, na qual o jogo é interrompido e o atacante adversário faz aquela gracinha de chutar a bola no gol, mesmo já tendo ouvido o apito. Junior, então, corre para não deixar a bola entrar, ainda que também saiba que o jogo havia parado. É esse o espírito.

Outra das minhas expectativas é ver a comissão trabalhar melhor o bom elenco que temos, rodando bastante a titularidade mas, não só isso, rodando em cada partida. Pode-se entrar a mil por hora no primeiro tempo e, com a efetivação das 5 substituições, teremos banco para manter um alto ritmo no segundo tempo. A molecada também deve ser integrada nesse contexto. Hugo, Mateuzinho, Ramon e Gomes já parecem certos, Lázaro e Mateus França chegam para ocuparem seus espaços também. 

A Libertadores só começa, para nós, em 21 de Abril. Até lá, basicamente jogos-treinos no carioca, com exceção às semifinais (final de Março/início de Abril) e finais (meio de Abril). Que este tempo seja bem aproveitando ajustando o time e o modelo de jogo. 

E quanto a vocês, quais são as suas expectativas para esta temporada? Vamos debater aqui nos comentários. Forte abraço a todos!

Vamos Flamengo!!!

Saudações RubroNegras!!!