quinta-feira, 4 de novembro de 2021

This is the end




This is the end
Beautiful friend
This is the end
My only friend, the end
Of our elaborate plans, the end
Of everything that stands, the end
No safety or surprise, the end
I'll never look into your eyes again

Jim Morrison - The Doors


O Flamengo vencedor de 2019 está em seu leito de morte. Muitos jogadores com prazo de validade vencido, técnicos indiscutivelmente fracos em sequência, gestão de futebol amadora e ruim, levaram aquele time que poderia levar a uma era mais vitoriosa à morte.

Hoje o Flamengo é um time bagunçado, fraco de ser batido, com jogadores em performance muito fraca até porque o sistema tático é inexistente com Renato Gaúcho, especializado em treinar rachões em campo reduzido. O jogador que é tático não sabe o que fazer. Não tem orientações, o time não sabe balancear defesa com ataque e vice-versa. Ficam esperando pelo talento individual que desaparece nos inúmeros buracos táticos em campo e nos jogadores fora de jogo pela depredação do Departamento Médico pelo clube.

Flamengo não tem processos definidos em seu Departamento de Futebol. Não tem compliance alguma. Contrata qualquer zé ruela que um dirigente amador boquirroto tem considerações de amizades ignorando propositalmente se o zé ruela tem capacidade técnica e experiência para trabalhar no clube. Não quer saber. O que importa é que o boquirroto, amparado pela turminha de incompetentes que estão no futebol pela alcunha de palpiteiros, não pelo mérito, mas justamente pela gestão atual precisar de votos e amparo político para, entre outras ações, praticamente eliminar a presença dos OFF-Rio no clube pelo aumento brutal da mensalidade em seus planos. 

O Flamengo é um clube social fechado localizado no Leblon. Maioria dos associados são da região e proximidades. E por isto sempre aparecem em eleição grupos de associados querendo mais e mais vantagens ás custas dos milhões de torcedores que moram longe da área. Mas a rigor o Flamengo é este clube de bairro mesmo.  

Mas como e porque empresários que sabem como o banda toca em empresas que administram quando chegam a dirigente de clube atuam como amadores, políticos, "barganheiros", esquecendo processos profissionais, gestão de RH, blindagem, etc? Devido ao poder. E se olharmos no poder executivo da sua cidade, bairro e mesmo país é a mesma coisa.  Este grupo roxo que elegeu Landim, o qual muitos foram agraciados dentro do clube se tornando dirigentes amadores e mesmo profissionais, se reúne para elegê-lo novamente embora o mesmo tenha fuzilado todas as premissas usadas para se eleger. em 2018. Entre elas a profissionalização do futebol e a tal "cobrança". Sim, seu antecessor era péssimo nesta questão de cobrança. Todos concordam. Mas e Landim? O Flamengo hoje é uma bagunça no futebol tão grande que já ganha destaques na imprensa. Profissional sai daqui para ganhar mais no Botafogo. E cadê a cobrança neste sentido? O fato é que J.Jesus foi um departamento de futebol inteiro quando felizmente veio pro Flamengo. E durante seu período deveria ter ensinado ao clube como gerir profissionalmente o futebol. Mas esperaram o velho sair para voltar ao amadorismo mais virulento. E hoje, quase eliminados do Brasileiro, time quebrado por péssimos serviços fisiológicos e médicos, resta milagrosamente esta decisão contra o Palmeiras da Libertadores. A julgar pela performance ridícula do Flamengo nestes últimos jogos, não é para ficar esperançoso.