segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Brincando no Brasileiro (2)

 

Prezados Amigos do Buteco, os doze minutos iniciais, razoáveis, até me enganaram, para depois uma sucessão de decisões inexplicáveis desvendarem o que estava acontecendo. Infelizmente, o nosso treinador, em noite de churrasqueiro, demonstrou muito pouca disposição para superar o time pelo qual torce e no qual começou a carreira, pois parecia querer ajudá-lo a sair da zona de rebaixamento. A chance de reverter o retrospecto foi-se pelo ralo, também porque a última preocupação do treinador é o tricampeonato brasileiro do Flamengo.

Se é difícil explicar as escalações de Isla e Renê, nada explica o quanto permaneceram em campo. A insistência com Isla é uma vergonha, considerando o que o Matheuzinho vem jogando. É assustador imaginar que os dois possam estar em campo na quarta-feira, contra o Barcelona de Guayaquil, pela semifinal da Libertadores. O gol do Grêmio foi inacreditável, justamente por a jogada ter sido construída em cima dos dois laterais, em lados opostos do campo, com Isla permitindo o cruzamento de pé trocado de Ferreira e Renê ridiculamente marcando Borja pelo alto.

Taticamente, em que pese a dificuldade pelo desfalque de Arrascaeta, o time inexistiu. Preocupa a incapacidade para propor o jogo. Dificilmente os equatorianos virão para o Rio cedendo espaços ao time. Além disso, as substituições foram lamentáveis. O que foi aquele 4-2-4 com Michael, Bruno Henrique, Pedro e Gabigol?

Por outro lado, a maioria das atuações individuais foi sofrível, tornando difícil dizer, entre o coletivo e o individual, o que foi causa e efeito. Além dos laterais, Arão, Vitinho e Gabigol tiveram atuações deploráveis. Andreas Pereira se salvou, na sua melhor atuação com a camisa do Flamengo até aqui, mas continuo me perguntando se, com a ausência de Arrascaeta, não seria mais racional utilizá-lo mais à frente.

Depois do apito final do árbitro Marinelson Alves da Silva, que demonstrou particular preocupação em picotar o jogo no segundo tempo, especialmente após o adversário abrir o placar, a Nação Rubro-Negra ainda teve que se preocupar com o animado bate-papo de Renato com seus ex-comandados, no qual sobraram risadas e gracejos. Na entrevista, o treinador ironizava as perguntas "só por causa de uma derrota." Emulando Abel Braga, declarou que muitas outras derrotas viriam, pois o time joga a cada 3 dias. Portanto, numa só tacada, disse (com outras palavras) que perder é normal e sequer se preocupou em esconder a satisfação por ceder três salvadores pontos ao seu time do coração.

Preparem-se para fortes emoções na quarta-feira. Bruno Henrique não dá sinais de que esteja pronto para começar a partida. Dependeremos dos jogadores estarem focados na Libertadores, pois nos finais de semana, já está bem claro, o lema é brincar no brasileiro.

VTNC RENATO!!!!!


Bom dia e SRN a tod@s.