sábado, 14 de agosto de 2021

Túnel do Tempo: Flamengo x Sport Recife no Estado do Rio de Janeiro

Salve, Buteco! Seguindo a tradição de sábado, vamos trazer à tona memórias antigas e recentes de confrontos do Mais Querido contra o Sport Recife, pelo Campeonato Brasileiro, como mandante, no Estado do Rio de Janeiro (Maracanã e outros estádios). Não será uma lista muito longa, como foi a do post contra o Corinthians, porque o adversário, com todo o respeito, não merece tanto cabimento. Depois me digam se gostaram da seleção.

1) 28 de março de 1982: Flamengo 2x0 Sport Recife (Maracanã)


Jogo de ida pelas oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1982. O Mais Querido venceu com dois gols de Zico. O jogo completo você assiste neste link, com narração de Galvão Bueno.

2 20 de novembro de 1989: Flamengo 2x1 Sport Recife (Maracanã)

Jogo válido pela Copa União/1988, foi o primeiro confronto entre as equipes após as datas dos cruzamentos, que nunca ocorreram, entre os módulos verde (Copa União) e amarelo do Campeonato Brasileiro de 1987. Bebeto e Sérgio Araújo marcaram para o Mais Querido, e Robertinho, ex-Fluminense e Flamengo (campeão brasileiro em 1983), descontou para a "Cachorra de Peruca".

3) 25 de setembro de 1994: Flamengo 3x0 Sport Recife (Maracanã)


Em tempos de vacas magras, o jogo em si não tem tanta importância histórica, mas o, até então, maior ídolo do Flamengo após a geração Zico deu um verdadeiro show. Vamos então relembrar o talento do ídolo Sávio, em mais uma grande atuação, sob a batuta, no comando técnico, do ídolo eterno Carlinhos.

4)  21 de novembro de 1995: Flamengo 2x1 Sport Recife (São Januário)


Campeonato Brasileiro de 1995 e time reserva, pois dois dias depois o Mais Querido venceria o Cruzeiro por 3x1 no Maracanã, pelo jogo de volta semifinal da Supercopa dos Campeões da Libertadores, formam um contexto que parece irrelevante, a não ser pelo fato do jogo ter sido disputado em... São Januário! Outros detalhes pitorescos são Apolinho como treinador e a escalação: Roger; Robson, Herbert, Agnaldo e Alexandre; Pingo, Válber, Ueslei e Hugo (Michel); Marco Aurélio Jacozinho (Rogers) e Aloísio Chulapa (Fábio Baiano). Pensem duas vezes antes de reclamar do elenco atual...

5) 15 de agosto de 2001: Flamengo 2x1 Sport Recife (Maracanã)


Foi a primeira vitória do Mais Querido na campanha do Campeonato Brasileiro de 2001, que não deixou saudades. Mas o jogo entra na lista para podermos rever as queridas figuras de Beto e Petkovic, importantes ex-jogadores do clube, e também pelo singular detalhe de ter ocorrido exatos vinte anos antes do jogo marcado para amanhã, em Volta Redonda.

6) 12 de setembro de 2009: Flamengo 3x0 Sport Recife (Maracanã)


Jogo especial na campanha do Hexa em 2009, que dispensa apresentações. Show do Imperador, que marcou dois gols. Zé Roberto completou o baile.

7) 10 de agosto de 2014: Flamengo 1x0 Sport Recife (Maracanã)


Esse jogo pode parecer um tanto aleatório, mas foi um verdadeiro sufoco. O gol de Eduardo da Silva foi marcado, de cabeça (marca registrada do centroavante), aos 39 minutos da etapa final, aproveitando um cruzamento milimétrico do lateral esquerdo João Paulo.

8) 15 de maio de 2016: Flamengo 1x0 Sport Recife (Raulino de Oliveira)


Jogo disputado no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, na estreia do time no Campeonato Brasileiro de 2016, no qual o Mais Querido terminaria em terceiro lugar, sob o comando de Zé Ricardo. Foi o último jogo de Muricy Ramalho como treinador do Flamengo. Achei, na época, que o time mostrou evolução nessa partida, mas o fato é que o então treinador alegou motivos de saúde para não continuar à frente da equipe. O jogo marcou ainda a única vitória do Mais Querido sobre o adversário no Raulino de Oliveira, pois houve ainda um empate, também pelo Brasileiro, em 2012. O gol foi marcado por Everton Cardoso.

9) 29 de julho de 2018: Flamengo 4x1 Sport Recife (Maracanã)


Na apresentação de Vitinho para a torcida, uma atuação de gala pelo Campeonato Brasileiro de 2018, no qual o Mais Querido ficou com o vice-campeonato. Destaque para o golaço de Everton Ribeiro (terceiro gol). Também gostei muito do gol do Paquetá (segundo), um belo arremate da marca do pênalti.

10) 7 de outubro de 2020: Flamengo 3x0 Sport Recife (Maracanã)

Sob o comando de Domènec Torrent, o Mais Querido venceu por 3x0 sem maiores dificuldades, no jogo mais recente entre as duas equipes no Maracanã, que completou a quinta vitória seguida sobre o rival, a maior sequência do confronto. O destaque vai para o Pedro, que marcou dois belos gols, e o detalhe é que 7 jogadores que participaram daquele jogo poderão, em tese, jogar amanhã: Isla, Matheuzinho, Filipe Luís, Willian Arão, Pedro, Bruno Henrique e Vitinho (não é o caso de Gustavo Henrique, com sintomas de virose, e de Thiago Maia, por conta do COVID-19).

Torcendo para que a sequência de vitórias tenha mais um capitulo amanhã, desejo a vocês um ótimo final de sábado.

Pra cima deles, Mengo!!

SRe bom FDS a tod@s.