terça-feira, 20 de abril de 2021

Checkpoint Libertadores




Olá Buteco, bem-vindos!

Recomeçamos hoje nossa trajetória na Copa Libertadores da América, em busca do tricampeonato!

O grupo não é fácil, com um time tradicional da Argentina, o Vélez Sarsfield e a sempre difícil de ser batida (especialmente em Quito), LDU. Quando um grupo tem três forças disputando as vagas e uma baba, é sempre complicado e quem perder ponto para o La Calera acabará precisando pontuar fora contra os demais.

A sequência dos nossos jogos na tabela é ruim, porque pegamos primeiramente como visitantes os dois times que brigarão pela vaga. Precisamos pontuar para chegar nos jogos em casa mais confortáveis. Por outro lado, o La Calera joga em casa contra LDU (amanhã) e contra o Vélez (3a rodada), nesta mesma época, o que pode ser interessante para nós, uma vez que, se fosse ao contrário, eles provavelmente chegariam a estes jogos já eliminados. Assim, não é desprezível a chance deles tirarem pontos dos dois.

Em 2019, o grupo era muito parecido: Flamengo, LDU, Peñarol e San José. Nós terminamos em primeiro do grupo, mas LDU e Peñarol também terminaram com os mesmos 10 pontos que nós conseguimos. Um dos jogos-chave do grupo acabou sendo San José 3x1 Peñarol, na 5ª rodada, o que nos permitiu jogar pelo empate na última rodada. O San José fez apenas 4 pontos no grupo, esses 3 da vitória contra o Peñarol, mais um empate em casa contra LDU. Nossa vitória lá, na 1ª rodada, foi também outro dos jogos-chave nesse grupo.

Enfim, a chave para a classificação passa por vencer o La Calera aqui e lá. Além disso, outra vitória fora de casa, hoje ou daqui a 15 dias (mais complicado pelo fator altitude) nos deixaria em uma posição interessante. Se não conseguirmos vencer, dois empates também deixariam a classificação encaminhada. 

Não quero me aprofundar na discussão sobre treinador. O clube tem sua avaliação do trabalho do Ceni, uma conjectura financeira que dificulta a chegada de nomes mais badalados e, como sempre aconteceu no meio do futebol, performance e resultados irão sustentá-lo ou tirá-lo do cargo. Torço para que consiga extrair um bom futebol do grupo e que retomemos o caminho das vitórias. 

É importante lembrar que, este ano, a fase de grupos será jogada em seis meios de semana consecutivos. Este será mais um desafio para a gestão do grupo: início de temporada e já vários jogos em sequência. Risco de lesões é alto, precisaremos usar bem o banco. 

Vai pra cima deles, Mengo!!!

Saudações RubroNegras!!!