quinta-feira, 22 de abril de 2021

A Crítica ao Crítico


Interessante é a moda passageira, insuflada agora por parte da imprensa brasileira, que é criticar os críticos. Pelo jornalismo tupiniquim só eles tem o direito de tecer análises críticas sobre o time do torcedor, o qual cabe apenas bater palmas como foca às análises de tão foscas mentes jornalísticas ou acenar com a cabeça aprovando ou reprovando. E olhe lá.

Na mente zircônica desta galera o torcedor que critica "não sabe torcer". Eles, que não torcem, agora querem ser sommeliers da forma de torcer. 

Então o torcedor vê seu time com boa defesa porém ataque insipiente. Faz um gol na sorte, se tranca lá atrás e ganha. Se o torcedor ainda que esteja feliz reclame que com este ataque seu time não chegará a lugar nenhum e precisa melhorar, o jornalista insufla uma cambada de torcedores supostamente acríticos e pronto. O crítico vira a próxima Joana D'Arc, em que ser queimado vivo não é o suficiente. Não é torcedor. A ele basta apenas ficar feliz ou triste. A análise fica por conta destes seres iluminados com velas apagadas que são remunerados para isto e não querem concorrência.

Torcedor torce e também analisa. Em uma competição ao mesmo tempo que assiste verifica as deficiências e virtudes de seu time. E talvez do adversário. Porque o objetivo final é ser campeão. Ganhar do Velez é muito bom. Seria o suficiente se fosse uma decisão como a SuperCopa. Mas é apenas uma partida entre tantas que haverá ainda na competição. "Ah mas a estatística!..."(de repente o jornalista vira matemático e historiador). A história vai sendo construída e reformando estatísticas. Além disso o Flamengo depois da era Zico e antes da era Gabigol invariavelmente formava times sofríveis com dificuldades até contra times paraguaios. Toda estatística desta era coloca o Flamengo a sete palmos de terra. 

Hoje é diferente. Flamengo é uma potência em forma de elenco. E esta potência é sub-aproveitada pelo atual técnico que simplesmente não sabe armar defesa. E com a escalação do Arão como zagueiro e a inclusão do Diego como primeiro volante a tornou ainda mais vulnerável. E o torcedor não pode reclamar disso? A chuva de gols que o Flamengo anda tomando até de Piraporas da vida não é motivo do torcedor se preocupar?

O torcedor pode se inquietar ainda que vença uma partida classificatória. Porque pensa no título. O time adversário com estes problemas ele nem liga. Não é seu foco. Este time que lute. Ou melhor, que nem lute. O Flamengo é meu time, e não do jornalista. Então me deixe preocupar ainda que fique feliz com a vitória.