quarta-feira, 3 de março de 2021

O Futuro do Clube de Regatas do Flamengo

 






Irmãos rubro-negros,

 

Hoje iremos sair um pouco do assunto bola e campo.

O tema é controverso e inspira discursos exaltados. E é de suma importância para o futuro do Clube de Regatas do Flamengo.

Eu fui grande entusiasta do modelo de gestão do futebol profissional do Flamengo baseado na idéia de associação esportiva sem fins lucrativos. 

Todavia, estava pensando sobre o futuro do Mengo e me perguntando como uma organização com orçamento de R$ 1 bilhão pode ser gerida como clube de bairro? Algo está fora do lugar nessa equação.

Decidi, então, brevemente  pesquisar um pouquinho a estrutura do futebol do Bayern de Munique, para mim, juntamente com o Real Madrid, o maior clube da Europa.

O Bayern de Munique tem 290.000 sócios-torcedores. A estrutura do clube social é se associação esportiva, salvo o futebol profissional. No que tange ao futebol profissional, o Bayern de Munique é administrado como corporação.

Cá está a estrutura corporativa do Bayern de Munique: https://fcbayern.com/us/club/company

E faz todo o sentido. Não há lógica alguma em sujeitar uma organização que movimenta milhões ou bilhões ao capricho de gente sem nenhuma formação em economia, finanças ou business.

O Clube de Regatas do Flamengo, penso, deveria seguir caminho similar. Não digo idêntico, porque há diferenças culturais e nem tudo que funciona em determinado local é certeza de sucesso em outro. Mas a idéia, essa sim é possível de adaptação para outras realidades.

O Flamengo hoje tem sorte de ter em sua diretoria gente com formação e experiência em grandes corporações. Rodolfo Landim, Bap, Bruno Spindel, Rodrigo Tostes. Todos ali têm experiência com finanças, marketing e o mundo dos negócios em geral.

Mas o clube não pode ficar à mercê da sorte de contar com esse tipo de gente qualificada tocando o barco rubro-negro.

Por isso a necessidade de separar o futebol das demais atividades associativas. O futebol do Flamengo precisa ser tratado profissionalmente, por profissionais qualificados na área de business. Não dá para ter gente sem formação negocial dando pitaco.

Voltando ao Bayern de Munique, a estrutura do departamento de futebol do clube alemão é extremamente enxuta. Afora os cargos corporativos de alta hierarquia, o clube bávaro possui apenas um executivo ou supervisor. Todos os demais cargos são estritamente relacionados às funções de campo e bola, como preparadores físicos, fisiologia, scout, medicina, e, claro, a comissão técnica.

Cá está a estrutura do futebol profissional do Bayern de Munique: https://fcbayern.com/us/club/company

Por favor, notem, repito, que há apenas um executivo do quadro permanente do clube dentro do departamento de futebol profissional. Todos os demais são membros da comissão técnica ou profissionais da área de suporte. 

E por que é tão enxuta a estrutura? Porque a comissão técnica hoje é encarregada das mais importantes e estratégicas decisões de campo e bola. Se alguém acha que o Flamengo vai contratar o Jorge Jesus, o Rui Vitória, o Jorge Sampaoli, Marcelo Gallardo e eles vão sentar e ouvir a opinião ou trocar figurinha com supervisor ou gerente de futebol, provavelmente muito se engana.

Uma comissão técnica altamente qualificada custa tanto ou mais que os melhores jogadores do elenco. E com razão. É a comissão técnica que detém a expertise para planejar e executar as estratégias que tornarão o time vencedor dentro de campo.

Eu leio muita gente reclamando que o dirigente tal “não entende nada de futebol”, que “fulano e sicrano não sabem nada.” Sinceramente, alguém realmente acha que algum de nós entende de futebol a nível profissional? Se acha, me perdoe a pergunta, está fazendo o quê no twitter ou noutra rede social podendo colocar toda essa expertise em prática e ganhar milhões em retribuição ao conhecimento ofertado como mão-de-obra qualificada?

Daí que, não tenho nenhuma pretensão de que qualquer dirigente amador do Flamengo tenha qualquer conhecimento realmente técnico sobre futebol profissional. O que eles precisam entender é de business, finanças, marketing, comunicação, de como administrar corretamente um orçamento de mais de R$ 1 bilhão anual e de como valorizar e potencializar a marca do Clube de Regatas do Flamengo.

Voltaremos a este assunto mais à frente.


...


Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.