quinta-feira, 11 de março de 2021

A Atualização


Para quem tem no seu computador o sistema operacional da empresa do Bill Gates sabe que todo pedido de atualização dá nos nervos, pois a possibilidade de corromper seu querido sistema é muito grande. Primeiro vem um singelo pedido de permissão, depois a ordem vem como urologista em seu exame de próstata. Aí você reza para que tudo corra bem, enquanto o ácido dos patches mal testados vai corroendo seu computador por dentro. Desta vez quem sabe ele se salva. Ou não. 

E todo início de temporada é uma espécie de "Atualização" no sistema de cada clube. Manutenção do elenco, comissão técnica, staff. Tudo é, em tese, analisado. Se não tem condições dispensa-se o caro e vai nas pechinchas do mercado. Hoje, com o problema perene deste vírus de mil facetas, tanto de saúde, como político e financeiro, não se sabe o advir. Mas espera-se mais problemas pois o homem é um ser oportunista por natureza e qualquer condição que lhe permita arrancar o coração de seu inimigo real ou imaginário e colocá-lo na frigideira, ele irá executar. 

Flamengo saiu de 2019 com uma comissão técnica diferenciada e moderna, terminou 2020 com um aprendiz de Abel Braga. De esquema tático previsível e sem compactação. Linhas espaçadas permitindo o recreio do adversário rondando nossa grande área fazendo certos zagueiros do elenco recuarem insistentemente a bola para nosso goleiro de pés de curupira. 

Temos também um elenco com muitos jogadores já rodados que poderiam sair. Agradecer os serviços prestados e mandar embora para que outros ocupem seus lugares. Irá doer? Sim. Mas a vida é dor e mudança. Diego Alves, Diego Ribas, Everton Ribeiro, já dobraram o cabo de esperança. Foram grandes jogadores  no Flamengo mas é hora de irem. Guardarei o poster da conquista da Liberta. Outros jogadores precisam vir e lutar pela vaga. 

Espero que o patch de atualização de 2021 contemple um Departamento de Futebol sem tantos amigos dos amigos, de treinador de goleiros a preparador físico. Todos têm que ser top de linha e disputados por outros clubes. Trazer encostado amigo é o fim. Mas, infelizmente, temos o problema de ser ano eleitoral no clube. Embora creia que se Landim resolver disputar a reeleição deve ganhar, merecidamente diga-se, de lavada, isto nunca quer dizer que tenhamos eleição tranquila. As outras chapas vão fazer barulho para disputar vagas nos conselhos. 

Enfim, vamos ver o que nos espera. E invariavelmente o que nos espera supera qualquer expectativa, seja boa ou ruim. O destino sempre ganha de lavada de qualquer roteirista por mais criativo que seja. 

Complemento de Laércio #ForaCeni

Fla 2021.1 já nasceu corrompido.

Tem a interface e os apps de 2019, mas o desenvolvedor master foi embora e levou boa parte da equipe pra ganhar mais dinheiro supervisionando outro sistema.

Como só ele conhecia a fundo o código, a equipe segue tentando fazer funcionar, mas o database precisa de otimizações.

O novo developer contratado é recém-formado e até conhece códigos genéricos, mas nenhum tão gigante e cheio de possibilidades como o nosso.

Resultado: o sistema funciona, mas as gambiarras que foram feitas apenas pra resolver as urgências seguem sendo usadas como basecode.

Todo mundo já viu que o novo developer não é o melhor que se poderia achar no mercado, mas só vão se dar conta de como ele atrasa o desenvolvimento e a atualização do sistema quando um realmente bom vier para substituí-lo.