quinta-feira, 19 de novembro de 2020

São Paulo 3 x 0 Flamengo - Fragilidade e Eliminação


O Flamengo está perdido. Principalmente internamente, o que se reflete dentro de campo. Departamento Médico com enorme dificuldade de recuperar jogadores, contratação de profissionais com experiência mínima, dirigentes do clube mais preocupados em caçar e expulsar opositores do que o futebol, que é o que os elegeu em primeiro lugar, na busca do Flamengo vencedor. O que, claro, ocorreu em 2019, graças ao Jorge Jesus e a boa contratação de reforços neste ano.

Veio o ano da pandemia e a chave virou. Reforços contratados, tirando Pedro e, vai lá, Tiago Maia, são muito ruins e dão uma série de problemas em campo. Mas, por algum mistério seguem sendo escalados para jogar. Como a dupla de péssimos zagueiros e o peladeiro baixinho Michael. Pedro Rocha, outro pago a peso de ouro por empréstimo é de vidro, e joga pouco. O que faz estar sempre sem ritmo. Com baixo rendimento em campo.

O que fazem outros clubes? Usam a base. São Paulo fez assim e está muito bem obrigado. Flamengo começou isto com Dome, a base respondeu, mas chegou o Ceni, e como digno representante da escola de panelagem brasileira, encostou a base de lado e escala os mais "experientes", em detrimento de uma zaga melhor e uma lateral esquerda digna. Resultado? A zaga do Flamengo hoje é incrivelmente frágil e com Renê em campo, não temos nenhuma ofensividade pela esquerda vinda da lateral à partir de nosso campo. É sempre "bola lançada" das diagonais para a ponta. 

Flamengo começou o primeiro tempo no melhor estilo da escola zé-ricardiana. Só faltou o Marcio Araujo de volante. Cercando, cercando e nada. Dando a impressão de domínio mas estava sendo cozinhado pelo São Paulo. Efetividade e agressividade zero. Dome acabou com o sistema defensivo de JJ e Ceni acabou com o sistema de ataque do Dome. Temos hoje o NADA absoluto em campo.

Veio o segundo tempo. São Paulo desistiu de brincar de cozinha e logo acabou o serviço. Um gol aproveitando a péssima linha de impedimento do Flamengo. Todo mundo lento e sem noção da linha. E outro aproveitando a fragilidade técnica do Leo Pereira. É só disputar bola aérea com ele e é gol. Não entendo como e porque segue sendo escalado. 

O Flamengo perdido fez mais uma demonstração. Em um pênalti finalmente concedido pelo VAR em que a bola toca na mão do zagueiro adversário, o Everton Ribeiro se encaminha para bater. Aí vem Vitinho e diz que está confiante e tira a bola do Everton Ribeiro. Igual a famosa e fatídica cena do Vaz contra Paquetá. E tivemos o mesmo resultado. Bola para lua. Está tudo uma zona. Ah! O pobre do técnico não tem tempo para treinar! Mas tem tempo de fazer uma escalação de merda optando por perebas ao invés de jogadores melhores.

Enfim, Flamengo perde umas chances aqui, finalizando como sempre, muito mal aqui ou em cima do goleiro, e Arão da FlaDelivery entrega mais um gol. Atrasando a bola sem olhar pro Diego Alves, atacante do São Paulo já esperava pela entrega, e gol do São Paulo.

Flamengo justamente eliminado por 3 a 0. Em um péssimo momento. Agora verá o clube pegar fogo por questões internas. É o "Flamengo de volta" que tantos queriam e conseguiram.