terça-feira, 10 de novembro de 2020

O Que Esperar de Ceni?

 


Salve,  Buteco! Após a demissão de Domènec Torrent, não demorou muito para o nome de Rogério Ceni começou a ser especulado como a primeira opção da Diretoria do Flamengo para suceder o catalão, o que me levou a tecer o seguinte comentário:

Vantagens do Ceni:
a) conhece o São Paulo profundamente, pois enfrentou o Diniz várias vezes, inclusive esse ano;
b) nossa defesa se ajustará rapidamente;
c) nossos goleiros voarão baixo;
d) time será organizado, nada de outro mundo, mas será organizado.
Desvantagens do Ceni:
1) histórico anti muito forte;
2) insuportavelmente arrogante e almofadinha;
3) não sabemos se terá cacife para enfrentar os argentinos;
4) um dia os segredos do Ninho pararão no Morumbi.

O histórico "anti" é o que mais incomoda e atinge em cheio o nosso sentimento de torcedor. A foto que ilustra esse post foi escolhida justamente para colocar esse item em discussão. Este espaço já tem mais de década e a reação de alguns antigos frequentadores sempre são para mim um importante sinal de alerta. O meu irmãozinho BcbFla está bastante incomodado com a ideia de ter o (ex?) ídolo são-paulino como nosso treinador. Não só por ter "alertado" quanto ao perigo catalão, mas pelas costumeiras análises precisas e bastante lógicas, levo sempre suas opiniões em consideração e, por isso, começo com um pé atrás.

Acompanhando os comentários desta madrugada ao post de ontem, notei que o Unidos do Flamengo ficou surpreso com a mudança do avatar do amigo Márcio Ballem, o "Ballem", que conheço desde os tempos da FlamengoNet. A referência me lembrou de uma outra troca de avatar do Ballem, ocorrida em 12 de maio de 2014. Como é que eu me lembro dessa data? Simples: naquele dia, Ney Franco foi anunciado como treinador do Flamengo e o Ballem meteu um avatar de pães de queijo, que permaneceu até a demissão do treinador mineiro. Toda vez que lia um comentário do Ballem e olhava para o avatar dos pães de queijo, sentia contraditoriamente vontade de cair na gargalhada e, ao mesmo tempo, indignação pela absoluta ausência de confiança no trabalho do treinador.

A propósito, a segunda (e espero que derradeira) experiência com Ney Franco serve para mim como um lembrete de sempre ter ao menos um pé fincado no terreno da razão. Como torcedor, foi o meu maior erro. Estava tão iludido e desesperado por um mínimo de segurança, que enxerguei evolução no 0x0 contra o Santos no Morumbi (jogo horroroso, no qual perdemos gols claros). Na época, cheguei ao cúmulo de achar que, com um pouco mais de tempo, Ney poderia ter dado certo. 

Ballem estava coberto de razão. Para quem não se lembra, Ney Franco foi demitido em 22 de julho daquele mesmo ano e, no interstício de quase dois meses e meio, o Flamengo não venceu. Foi só a "Segunda República do Pão-de-Queijo Rubro-Negra" terminar e o Mais Querido voltou a vencer, já sob o comando de Vanderlei Luxemburgo (1x0 sobre o Internacional no Maracanã).

Imaginem então o meu arrepio quando vi a nova troca de avatar...

***

Deixando os sentimentos de torcedor um pouco de lado e voltando para o meu comentário inicial, a respeito das vantagens e desvantagens do Ceni, deixo vocês com duas boas análises sobre o trabalho do nosso novo treinador (dou como favas contadas o anúncio) no Fortaleza. A primeira é do André Nunes Rocha (@anunesrocha) e traz a interessante percepção de que Ceni ainda precisa ser mais testado na condução de um sistema de jogo mais propositivo. Com certeza não faltarão oportunidades no comando do Flamengo.

A segunda é do Willian Godoy (@WilliamGodoy_) e aponta várias semelhanças entre o ataque do Fortaleza com o jogo posicional ofensivo do Flamengo de Domènec Torrent, justamente o setor que melhor funcionava no time. Como Ceni foi um goleiro de ponta e pode ser apontado como um expert em montar sistemas defensivos, fica a esperança de que traga equilíbrio entre os setores do time, para que as individualidades do elenco possam se encarregar do resto.

O que esperar de Ceni?

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.