terça-feira, 3 de novembro de 2020

Números do 1º Turno

Olá Buteco, bom dia!

Há 15 dias, minha última coluna celebrava a ótima recuperação do time após a goleada sofrida na Libertadores e indicava um ponto de mudança de paradigma do time a partir dos 5x1 em cima do Corinthians: o time tinha um padrão e entraria nos difíceis jogos que viriam a seguir para tentar consolidar seu modelo de futebol e assumir de vez a condição de principal concorrente aos títulos da temporada.

Pois, nessa incrível gangorra que é a temporada desse ano atípico, em que a cada semana parte da imprensa aponta um time diferente como virtual campeão, voltamos algumas valiosas casas no tabuleiro dos títulos. 



As apresentações contra Internacional e São Paulo (e mesmo na vitória sobre o Atlhetico) escancaram as falhas do sistema defensivo e puseram em xeque o trabalho de Domenec mais uma vez. Aliás, não só o trabalho dele volta a ser contestado, mas também o departamento médico do clube, que não consegue colocar jogadores importantes como Rodrigo Caio, Arrascaeta e Gabigol à disposição. O calendário não dá brecha e, cada semana que esses jogadores ficam fora, são 3 jogos que perdem. Realmente é difícil sustentar uma posição confortável na tabela dessa forma. 

Com a ridícula organização da CBF que fará times jogando na próxima rodada pelo returno do campeonato antes de jogarem a partida do turno, fica horrível para fazer uma comparação ideal entre as forças do brasileirão. Particularmente, não gosto dessa expressão "líder por pontos perdidos", justamente porque os times são muito irregulares, não acredito que o São Paulo ganhe as três partidas que está devendo, por exemplo. De qualquer forma, é possível perceber claramente a diferença entre a produção ofensiva e a falta de ajuste defensivo com uma tabela simples:



A repetição desses 35 pontos provavelmente não será suficiente para levantar o caneco, precisaremos fazer um returno bem melhor. Embora o número de vitórias tenha sido superior ao número de empates + derrotas (10 contra 9), é alarmante verificar que dos 7 jogos contra os times do G8, só vencemos duas vezes (Fluminense e Santos). São 5 jogos em que não vencemos (2E, 3D), o que serve de alerta para os próximos confrontos do campeonato e, principalmente, para os duelos eliminatórios da Libertadores. O time precisa se impor contra os times mais fortes.

Lado positivo é que há um confronto direto no próximo domingo. Ganhando de um concorrente direto, o moral volta a subir e andaremos mais uma casinha rumo ao título. No entanto, nova derrota colocaria a equipe em um buraco difícil de sair. E ainda temos o jogo da volta da Copa do Brasil amanhã. Complexo...

Que a semana seja de alegrias. Vai pra cima deles, Mengo!

Saudações RubroNegras