quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Flamengo 3 x 1 Junior Barranquilla. Time Domenante.



E o Flamengo foi jogar no Maracanã, aparentemente não tão pasto desta vez, e venceu o Junior Barranquilla por 3 a 1. Se tornando o primeiro de sua chave de grupos da Libertadores, com 15 pontos, sendo o 3º na classificação geral, o que, em tese, pode significar um adversário mais tranquilo.

Flamengo veio com um time misto, com vários reservas incluindo jogadores na linha de tiro dos haters de rede social. Mas foi muito bem. Tranquilo durante todo o jogo, impondo seu ritmo, mas, como sempre, levando o seu gol de fé. Até porque contava com César no gol. E como alguém escreveu no twitter: "Se César não toma gol parece que nem entrou em campo". 

Mas uma coisa podemos dizer do Dome. Ele prepara o elenco para jogar taticamente do jeito dele. Incrível como time misto, reserva, titular, etc consegue se encaixar no tipo de jogo que ele quer. Ao contrário de Jesus mais preocupado em fazer um super time titular, com seus poucos elementos fazendo mil variações de posicionamento e pressão, Dome quer um elenco que cada jogador possa se encaixar a qualquer momento. Cada um destes estilos tem seus prós e contras. Mas é muito interessante ver isto no Flamengo. Uma diferenciação de dois estilos táticos e de gestão de elenco por dois treinadores de escola europeia. É um sonho que se realiza.

Quanto ao jogo? A dupla dinâmica da zaga, Thuler e Leo Pereira, a despeito da preocupação de todos pela má atuação contra o Bragantino foram muito bem.  O lado direito, previsto como desesperador antes do jogo, com Matheuzinho e Michael rendeu bem. Michael, a propósito, fez um jogo totalmente diferente do anterior. Mais sensato, muito menos ansioso. Iniciou várias boas jogadas pela direita e até pela esquerda, quando ia lá matar saudades de sua posição original. Vitinho, que Dome colocou na posição que se destacou em times passados, mais uma vez muito bem. Joga melhor com liberdade de ação e movimentação. Comandou o meio de campo ofensivo. É outro jogador. Aquele frágil e amargurado Vitinho parece que realmente ficou para trás. E cobrou um escanteio épico em curva para o primeiro gol do Flamengo.

Diego no lugar do Gerson, jogou os 90 minutos e foi bem. Conseguindo articular  as ações pelo meio, iniciando várias jogadas ofensivas sem girar tanto. Bruno Henrique, embora ainda sem exercer todo seu potencial, continua mortífero, veloz e com grande impulsão. Deu o passe pro Lincoln marcar de chapa e fez seu gol com uma cabeçada a la Dadá Maravilha, parando no ar.

Lincoln mostrou que sabe ser pivô, sabe passar entrelinhas e se posicionar dentro da área para finalização. Um centroavante que muitos já achavam que sua história no Flamengo tinha chegado ao fim, mostrou que não é assim. Ele tem futebol e inteligência. 

No segundo tempo Dome colocou os FlaKids Lázaro no lugar do Vitinho e João Gomes no lugar do Arão. Precisavam ser poupados para o jogo contra o Inter. Lázaro ficou meio perdidão no jogo, não se encontrou. Ou não encontraram ele, mas João Gomes fez uma ótima partida. Não sentiu a responsabilidade e jogou como veterano. Uma grata revelação do Flamengo. 

No final, 3 a 1 Flamengo. A torcida mais pacificada em relação ao Dome, mostrando que todos que tiveram paciência com ele estavam corretos.