segunda-feira, 5 de outubro de 2020

A Musa, a Baranga e a Obrigação

 Salve, Buteco! A notícia de que o Athletico/PR escalaria um time alternativo circulou alguns dias antes do domingo e me trouxe imediatamente à memoria os dois últimos jogos contra esse adversário disputados pelo Campeonato Brasileiro e no Maracanã. Em 2018, já com a segunda colocação na tabela definida por parte do Mais Querido, o Furacão se impôs com um bom futebol no Maracanã e venceu por 2x1, antes de iniciar, na quarta-feira seguinte, a disputa da final da Sul-Americana daquele ano. Já em 2019, todo mundo deve se lembrar, o Mais Querido conseguiu uma vitória dramática nos últimos minutos após estar com dois gols atrás no placar, marcando o último jogo de Abel Braga como treinador do time. O que essas duas partidas têm em comum com a de ontem, também pelo Campeonato Brasileiro? Justamente o fato do Athletico ter vindo ao Rio com um time alternativo para enfrentar o Flamengo no Maracanã e ter criado muitas dificuldades.

***

Os quarenta e cinco minutos iniciais foram de imposição física por parte dos paranaenses sobre o nosso time repleto de jogadores recém-recuperados da infecção pela COVID-19. Percebam que isso não quer dizer que nossos atletas estivessem com sequelas seríssimas e sem condições físicas para disputar a partida, mas apenas que possivelmente sentiram o ritmo intenso adversário, que não puderam acompanhar, já que vinham de um período de isolamento, correspondente ao final do risco de contágio, e, portanto, sem treinamentos e condicionamento físico. A marcação alta e forte do Furacão, que entrou em campo com jogadores reservas, mas zerados fisicamente, exigiu bastante da nossa defesa. Bastaram alguns erros de Hugo na saída de bola com os pés para o narrador Luiz Roberto, da Globo, covardemente lhe lançar a pecha de que tem "seríssimas limitações para jogar com os pés". Menos, bem menos. É por essas e outras que cada vez mais torcedores rejeitam a maneira como alguns profissionais da emissora tratam o clube. Felizmente nenhum erro foi fatal e o nosso jovem arqueiro inclusive impediu o adversário de sair à frente do marcador com ótimas defesas.

Por outro lado, o jovem Natan, jogando de terno, parece fazer jus à tradição rubro-negra de formar excelentes zagueiros, como Figueiredo, Mozer, Aldair e Juan. Com 19 anos, com a mais absoluta certeza trará sérios problemas para Léo Pereira e Gustavo Henrique serem titulares. Já imagino a excelente zaga que o "Cria" poderá compor ao lado de Rodrigo Caio. Natan ajudou bastante Felipe Luis, pois o habilidoso Carlos Eduardo, ex-Goiás e Palmeiras, foi bastante acionado na primeira etapa, onde, aliás, o jogo se desenvolveu pela maior parte do tempo, por opção de ambas as equipes, eis que o Mais Querido concentrou suas ações sobre as triangulações entre Filipe Luís, Arrascaeta e Bruno Henrique.

Os quarenta e cinco minutos iniciais se foram com a impressão de que, se alguma das equipes tivesse que ter aberto o placar, teria sido o Furacão, que teve 7 finalizações, contra apenas 3 do Mais Querido, segundo o "scout" da transmissão da Globo.

***

A maré virou em favor do Flamengo na etapa final. A entrada de Everton Ribeiro, o Mago da Camisa 7, no lugar do avoado e hesitante Vitinho, foi o primeiro fator para a equipe conseguir trabalhar melhor a bola, a partir de então pelo setor direito ofensivo. Além disso, talvez pelo esforço empreendido no primeiro tempo e pelo campo mais pesado, o Furacão abaixou as linhas e convidou o Mais Querido a avançar, em postura oposta a da primeira etapa. Convite feito, convite aceito, e o time foi pra cima num 4-1-3-2, com Everton Ribeiro, Arrascaeta e Gerson formando uma linha de meias com Bruno Henrique e Pedro mais à frente. A presença do "Coringa" mais adiantado, agora com a companhia de Everton Ribeiro do lado oposto, foi a chave para a bola praticamente não sair mais do nosso ataque, até que Pedro, numa jogada de manual para centroavantes dentro da área, abriu o placar e a porteira.

No terço final do segundo tempo, o "scout" da Globo marcava o Flamengo com 13 (treze) finalizações, contra apenas 8 (oito) do adversário. Prova de que o time se transformou positivamente e a comissão técnica começa a mostrar capacidade de melhorar o rendimento na volta do intervalo, qualidade que, por não haver sido demonstrada até então, causava (ao menos em mim) alguma preocupação. As palavras de Jordi Gris tranquilizam: "Domè me falou como temos que jogar, no meio tempo o que tínhamos que trocar para melhorar, estamos em contato sempre, o que eu fiz foi seguir as dicas do Domè."

No segundo tempo, durante o qual tudo funcionou bem e até o Hugo melhorou a saída de bola com os pés (o que o narrador "esqueceu" de mencionar), o Flamengo jogou um futebol que permite à torcida ser otimista.

***

O sorteio dessa semana colocou novamente o Furacão no nosso caminho e por isso o Mais Querido o enfrentará por pelo menos mais três vezes até o final da temporada (fora eventual cruzamento pela Libertadores). Se o Brasileiro é "Obrigação", ou seja, a titular e oficial, e a Libertadores é a "Minha Musa", a princesa que povoa os meus sonhos, a Copa do Brasil é a "Minha Baranga", aquela que a gente pega no baile e depois dá o telefone errado. Sei que muitos não concordam e veem na gorda premiação mais do que um atrativo, o que para mim não passa de um efeito hipnótico-cachaceiro que ilusoriamente transforma o "turu" numa beldade. Respeitando todas as opiniões, divido com vocês a minha preocupação com o calendário e as três competições. Torcendo para que a baranga não atrapalhe o relacionamento com a titular e nem o sonho com a musa, trago novamente o calendário com todos os desafios até o final da temporada.


7/10 – 4ª Feira

SporRecife

Brasileiro

Rio de Janeiro – Maracanã

10/10 – Sábado

Vasco da Gama

Brasileiro

Rio de Janeiro – São Januário

* 13/10 – 3ª Feira 11ª Rodada Adiado


Goiás

Brasileiro

Rio de Janeiro – Maracanã

15/10 – 5ª Feira

Bragantino

Brasileiro

Rio de Janeiro – Maracanã

18/10  Domingo

Corinthians

Brasileiro

São Paulo – Itaquerão

21/10 – 4ª Feira

JunioBarranquilla

Libertadores

Rio de Janeiro – Maracanã

25/10 Domingo


Internacional

Brasileiro

Porto Alegre – Beira-Rio

28/10 – 4ª Feira

Athletico/PR

Copa do Brasil - 8ªs de Final – Ida

Indefinido


1/11 Domingo

São Paulo

Brasileiro

Rio de Janeiro – Maracanã


4/11 – 4ª Feira

Athletico/PR

Copa do Brasil - 8ªs de Final – Volta

Indefinido


8/11 – Sábado


Atlético/MG


Brasileiro


Belo Horizonte – Mineirão


11/11 – 4ª Feira

Copa do Brasil  –  4ªs de Final – Ida


14/11 – Sábado


Atlético/GO


Brasileiro


Rio de Janeiro – Maracanã


18/11 – 4ª Feira

Copa do Brasil  –  4ªs de Final – Volta


22/11 – FDS

Coritiba

Brasileiro

Rio de Janeiro – Maracanã


25/11 – 4ª Feira

Libertadores – 8ªs de Final – Ida


28/11 – Sábado

Grêmio

Brasileiro

Porto Alegre – Arena do Grêmio


2/12 – 4ª Feira

Libertadores – 8ªs de Final – Volta


6/12 – Domingo

Botafogo

Brasileiro

Rio de Janeiro – Engenhão


9/12 – 4ª Feira

Libertadores – 4ªs de Final – Ida


13/12 – FDS

Santos

Brasileiro

Rio de Janeiro – Maracanã


16/12 – 4ª Feira

Libertadores – 4ªs de Final – Volta


20/12 – FDS

Bahia

Brasileiro

Rio de Janeiro – Maracanã


23/12 – 4ª Feira

Copa do Brasil – Semifinal – Ida


27/12 – FDS

Fortaleza

Brasileiro

Fortaleza – Castelão


30/12 – FDS

Copa do Brasil – Semifinal – Volta


3/1/21 FDS

Fluminense

Brasileiro

Rio de Janeiro – Maracanã


6/1/21 4ª Feira


Libertadores – Semifinal – Ida

10/1/21 FDS


Ceará

Brasileiro

Rio de Janeiro – Maracanã

13/1/21-4ª Feira


Libertadores – Semifinal – Volta

17/1/21 FDS


Goiás

Brasileiro

Serrinha – Goiânia

20/1/21-4ª Feira


Palmeiras

Brasileiro

Rio de Janeiro – Maracanã

24/1/21 FDS


Athletico/PR

Brasileiro

Curitiba – Arena da Baixada

* 27/1/21 ou FDS de 30/31/1/2021


Libertadores – Final

* FDS de 30/31/1/21 ou 3/2/21 4ª Feira


SporRecife

Brasileiro

Recife – Ilha do Retiro

3/2/21 4ª Feira


Copa do Brasil – Final – Ida

7/2/21 FDS


Vasco da Gama

Brasileiro

Rio de Janeiro – Maracanã

10/2/21-4ª Feira


Copa do Brasil – Final – Volta

13/2/21 Sábado


Bragantino

Brasileiro

Bragança Paulista – Nabi Abi Chedid

17/2/21-4ª Feira


Corinthians

Brasileiro

Rio de Janeiro – Maracanã

21/2/21  FDS


Internacional

Brasileiro

Rio de Janeiro – Maracanã

24/2/21-4ª Feira

São Paulo

Brasileiro

São Paulo – Morumbi

***

Como sempre, a palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.