quarta-feira, 19 de agosto de 2020

O Manto Sagrado

 






Irmãos rubro-negros,



O barco rubro-negro precisa continuar seu caminho.

Saíram Jorge Jesus e Rafinha, vieram Dome e Isla. 

Não vou me queixar. Muito pelo contrário.

Pessoal da diretoria está trabalhando bem no Flamengo.

Críticas merecem ser feitas quanto à preparação no período entre a final do Campeonato Carioca e o início do Brasileiro.  

Todavia, em geral o trabalho que tem sido realizado é excelente.

E quem faz falta, muita falta, insubstituível, é a torcida do Flamengo.

Hoje era jogo para 70.000 rubro-negros no Maracanã.

Mesmo sem torcida, o barco Flamengo precisa continuar a remar.

Além da nossa torcida, há outra instituição que é tipicamente rubro-negra: a camisa vermelha e preta.

Desde os primórdios do Flamengo, quando o grupo sequer cogitava tornar-se um "club", e menos ainda fundar seu departamento de esportes terrestres, a camisa rubro-negra já jogava sozinha.

Na época das regatas, o Flamengo não tinha dinheiro para igualar os barcos dos mais vencedores clubes da época, Gragoatá, Botafogo, São Cristóvão, Santa Luzia, Boqueirão, Vasco da Gama.

Lembrando que, tal qual o automobilismo, as regatas eram, e ainda são, um esporte onde a tecnologia do barco é determinante para o êxito. Determinante.

Por ser o primo-pobre e não ter dinheiro para igualar o investimento dos rivais, o Flamengo passou a ser pejorativamente chamado de "clube do bronze", pois o máximo que a agremiação rubro-negra alcançava era o terceiro lugar. 

Logo, porém, os adversários passaram a reconhecer nos atletas do Clube de Regatas do Flamengo o algo a mais, a raça e a força de vontade que sempre caracterizaram o clube, a ponto de Mário Filho dizer que quando o Flamengo jogava sem raça não era o Flamengo.

E mesmo sem barcos à altura dos rivais, mesmo sem as mesmas condições, o Flamengo passou a disputar, palmo a palmo, as vitórias nas regatas.

E de "clube do bronze", os próprios adversários passaram a denominar o Flamengo de "clube de bronze", de raça e vontade inquebrantável, a raça e a força da camisa rubro-negra que tanto inspiram nossos atletas.

A mística rubro-negra precisará se fazer presente nestes tempos difíceis.

A tradição da camisa vermelha e preta.

Futebol é estrutura, sim, mas é alma também. Nossa história demonstra isso.

E se o momento é adverso, que a nossa fé e amor ao Mengo, e que a camisa rubro-negra, o Manto Sagrado entrem em campo junto com nosso time. 

Eu te amo, Flamengo.


...


Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.