quarta-feira, 12 de agosto de 2020

O errado é o certo

 






Irmãos rubro-negros,



A bagunça e a desordem ditam as regras neste início de Campeonato Brasileiro. 

Do jeito que a coisa tem caminhado, não me surpreenderei se a competição não alcançar a 38ª rodada e o título for decidido por critérios de regulamento. 

A causa disso? A total falta de bom senso, inteligência e ética no lidar com as coisas do futebol brasileiro.

Tiveram meses para analisar a situação e encontrar as melhores soluções para a retomada do calendário. 

E o que a Cbf, os clubes e parcela da imprensa esportiva, em geral aquela que trabalha nos canais de orçamento milionário, fizeram durante todo esse tempo além de achincalhar o Flamengo? Nada. Nenhuma ideia, nenhum estudo, nenhum planejamento. 

Por que a emissora que detém a maior parte dos direitos de transmissão dos jogos do futebol brasileiro não se preparou para a retomada do calendário? 

Por que essa emissora, uma corporação imensa, não organizou reuniões com clubes e a Cbf? 

Por que a Cbf resolveu iniciar os testes só agora, às vésperas dos jogos? Por que os clubes têm essa visão tão individualista, que não permite sequer a possibilidade de que sentem à mesma mesa para tratar de assuntos de interesse geral?

E o Flamengo nessa história?

O Flamengo é o único clube que tem investido dinheiro, tempo e estrutura para desenvolver um protocolo modelo. 

O Flamengo é a única instituição no futebol brasileiro, aí incluindo Cbf, clubes e imprensa, que tem realizado testes em funcionários e seus familiares há meses.

O Flamengo é a única instituição ligada ao futebol brasileiro, aí incluída corporações como a detentora dos direitos de transmissão e cujo orçamento é muito maior que o do clube, que tem ajudado atletas de times menores, crianças e pessoas necessitadas.

O Flamengo desde o início se dispôs a compartilhar o protocolo criado. Nunca pediu nada em troca.

E o que o clube recebeu dessa mesma imprensa milionária? Toda sorte de ofensas.

Em vez desse pessoal ter tido a humildade, melhor dizendo, o profissionalismo de estudar o protocolo do clube e de defender a sua disseminação, naquilo que fosse cabível, eles preferiram o caminho da ignorância, da estupidez e das agressões injustas. 

Os mesmos que, duas semanas depois, sem protocolo nem nada, estavam exaltando o retorno do estadual paulista. 

A comunidade futebolística poderia ter analisado racionalmente a situação, estudado os protocolos desenvolvidos pelo Flamengo e pela Ferj e ter buscado, lá atrás, a sua aplicação cuidadosa a todos os clubes que participarão de competições nacionais.

Poderiam ter definido melhor a questão do mando de campo, evitando deslocamentos longos, idas e vindas. 

Fizeram nada, a não ser agredir o Flamengo.

Alguma indignação dessa galerinha politicamente engajada com a bagunça que está sendo o retorno do Brasileiro e o vexame que foi o Paulista? Que nada.

Nunca mexeram um dedo para ajudar a ninguém, mas o Flamengo, que tanto tem feito por quem mais precisa, para essa gente de valores absolutamente distorcidos, é alvo de acerbas críticas.  

Mas se algum clube não paga seus funcionários, abandona-os à própria sorte, não ajuda a ninguém, mas leva uma faixa com dizeres que agradam à essa parcela engajada da imprensa esportiva, lá está, na visão deturpada deles, um "exemplo de civilidade."

Vivemos em um mundo de lunáticos. O certo é o errado e o errado é o certo. Tudo invertido.


...


Quanto ao jogo de hoje, caso ocorra, ao Flamengo só um resultado aceitável se apresenta: a vitória. E jogando muito bem. 

O elenco do Flamengo está entrosado e é altamente qualificado. Nem que tivessem se conhecido na manhã do jogo. Só a vitória interessa.

E eu confio plenamente que o Mengão conquistará a vitória e os três pontos.


...


Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.