terça-feira, 7 de julho de 2020

Pula uma casa



O áudio do lateral Everton Silva, do Boavista, depois da semifinal da Taça Rio, revelou seu espanto com as movimentações dos jogadores do Flamengo e com as conversas entre eles na preparação de certos lances de ataque.

Destaques para o curioso “pula uma casa” e para “entra na movimentação do 3”, expressões que fazem sentido para os jogadores treinados pelo Mister, mas que não são facilmente decifráveis por quem precisa marcá-los.

Depois de ter dado ao Flamengo um padrão de jogo suficientemente diferenciado para que o clube ganhasse com sobras o Brasileirão e, de forma épica, a Copa Libertadores 2019, Jorge Jesus começa a tentar alcançar um segundo estágio de desenvolvimento do time, o de automatização de movimentos.

O futebol é escasso de certezas, mas o trabalho do Mister continua prometendo a prática, pelo Flamengo, de um futebol de alto nível.

Só que, enquanto isso acontece por aqui, algumas notícias de tentativas de contratação de Jorge Jesus por clubes europeus podem levar a uma mudança do rumo dessa história.

Embora alguns amigos do Buteco sustentem que essas notícias são meramente especulativas, acho que a situação merece uma análise sobre nossas chances frente a essa possível concorrência.

.........
O mundo do futebol ensaia retomada no Brasil e as principais temporadas europeias caminham para o fim, com alguns campeonatos já decididos e com outros na reta final.

Dentre os ainda não decididos, destaca-se o espanhol, no qual o Barcelona perdeu a liderança para o Real Madrid, fato que, segundo o noticiário, selou a sorte do técnico Quique Setién e abriu a temporada de especulações sobre quem será o novo técnico do clube catalão.

Entre os nomes cogitados, o do nosso Mister.

No campeonato português, o Benfica patina e vê o FC Porto abrir vantagem de seis pontos, a quatro rodadas do fim.

De novo, um técnico em queda (Bruno Lage) e cogitações, estas mais fortes, sobre a repatriação de Jorge Jesus pelo clube lisboeta.

Que variáveis podem influir na decisão de Jesus de ficar no Flamengo ou de voltar para a Europa?

A julgar pelo que já se revelou quanto a planos, expectativas e sonhos do Mister, essas variáveis são desafios (oportunidades reais de disputa de grandes títulos), razões afetivas (distância de Portugal) e valor do contrato.

..........
Ponderando essas três variáveis, creio que o Barcelona seria um concorrente imbatível para o Flamengo, por poder cumprir muito bem os três requisitos.

A única coisa que conta a nosso favor, pelo menos por enquanto, é o fato de Jorge Jesus não ser apontado como um desejo firme do Barcelona.

O que existiu de “mais forte” a esse respeito foi certo noticiário da imprensa portuguesa, que bem pode ter sido uma “cavada”, já que o Mister goza de grande prestígio junto à imprensa lusa.

Nomes fortes já especulados sinalizavam que Pep Guardiola e Xavi Hernández seriam as preferências atuais dos catalães, mas Xavi acabou de renovar seu contrato com o Al Sadd, do Catar.

Guardiola continua sendo um dos melhores treinadores do mundo e, embora a campanha do Manchester City na temporada 2019-2020 tenha ficado aquém das expectativas, não encontrei notícias, até agora, que indiquem que vá ser fácil para o Barcelona tirá-lo do City.

Um terceiro nome especulado é o de Ronald Koeman, ex-zagueiro do Barcelona e, atualmente, técnico da seleção holandesa.

Campeonatos europeus terminando, temporada de contratações chegando, em breve saberemos que solução o Barça terá dado para substituir Quique Setién.

Tenho como certo que, se o Barcelona resolver sobrevoar o Ninho do Urubu, nossas chances de manter o Mister serão muito pequenas.



Espero que mirem outras “presas”.

.........
Quanto ao Benfica, têm muito peso as razões afetivas, pela oportunidade de voltar pra casa, mas o Mister resistiu até agora às investidas, possivelmente porque o clube luso não tem, no momento, condições de disputar a Champions League com chances reais de brigar por título ou por boas colocações.

Afinal, até mesmo para o campeonato português seria preciso reforçar o time.

Disse Julio Gomes, em notícia publicada no UOL:

“Mas o que Jesus quer mesmo é um projeto. É saber que terá dinheiro para montar uma equipe competitiva em nível de Champions League. O grande objetivo de vida do treinador é ter uma chance em algum dos gigantes europeus e, para isso, a vitrine precisa ser o Benfica forte em uma Champions, não adianta ganhar com o Flamengo. É preciso fazer uma campanha europeia com o clube encarnado que chame a atenção.”

Traduzindo (e “corrigindo”) o texto, o Mister teria dois caminhos para a projeção que deseja: fazer do Benfica uma equipe capaz de chamar a atenção na Champions ou ganhar a Libertadores e o Mundial com o Flamengo.

Numa análise superficial, o Flamengo teria, em princípio, a atratividade de proporcionar ao Mister maior chance frente a desafios relevantes e assim seria se as incertezas dos calendários brasileiro e sul-americano não começassem a pesar contra nós, na medida em que podem prejudicar o real enfrentamento de tais desafios pelo nosso treinador.

Este fator (incerteza do calendário), associado à volta pra casa e ao peso de um contrato bem remunerado (diz-se que o Benfica estaria disposto a pagar mais do que o Flamengo), pode levar o Mister a ceder à insistência do Benfica.

Afinal, se o grande objetivo de Jorge Jesus é chegar a treinar um dos gigantes europeus, a permanência no Flamengo precisaria ser oportunidade real de disputar a Libertadores para chegar a uma nova disputa do Mundial.

Se as incertezas do calendário sul-americano colocarem em dúvida esse caminho, não haverá segurança do projeto de grande porte sonhado por Jesus, nem no Flamengo, nem no Benfica.

Em tal hipótese, o valor do contrato e as razões afetivas podem levá-lo a voltar para Portugal.

.........
Por outro lado, se houver segurança de que o Flamengo poderá disputar a Libertadores, creio que o Flamengo ficará bem posicionado quanto à variável “desafios”, por dispor de um elenco muito qualificado.

Afinal, não basta frequentar as principais competições, é preciso ter time para disputá-las com chances reais de conquistas.

O elenco atual do Flamengo é bastante superior ao do Benfica e, além disso, o tempo de que o Mister disporia para transformar o atual Benfica num time competitivo seria pequeno, pois o início da fase classificatória da Champions 2020-2021 está previsto para setembro.

Se a qualidade do nosso elenco tende a nos favorecer, pode converter-se em ameaça, caso o Mister decida voltar para o Benfica.

Afinal, já ficou evidente que Jorge Jesus gosta de trabalhar com jogadores que bem assimilam seu modelo de jogo.

Se o Benfica tiver dinheiro para montar o projeto de que falou Julio Gomes, o próximo passo pode ser a tentativa do Mister de criar um atalho para a formação de um grande time no Benfica, por meio da contratação de alguns importantes jogadores do Flamengo.

É mera especulação? Chifre em cabeça de cavalo?

Por enquanto é, mas temo que, se o Mister aceitar proposta do Benfica, possa deixar de ser, não só pelo encurtamento de caminho que isto proporcionaria a Jorge Jesus, mas porque, como ficou claro nos últimos dias, a diretoria do Flamengo está, no momento, muito ligada em arrecadação.

.........
A permanência do Mister no Flamengo, à frente do elenco altamente qualificado que o clube conseguiu reunir, há de ser uma quase garantia de novas conquistas relevantes, mas não nos foi concedido direito ao sossego de sabermos que poderemos contar com ele.

É evidente que Jorge Jesus gosta do Flamengo e que reconhece as oportunidades que o clube já lhe proporcionou e pode continuar proporcionando, mas nunca estaremos livres do risco de que uma investida mais forte de um clube europeu o leve a fazer as malas e voltar ao Velho Continente.

Tomara que os pesos das variáveis que influenciam nessa decisão levem o Mister a continuar preferindo ficar por aqui.

.........
Se não houver surpresa de última hora, nosso Flamengo decidirá amanhã a Taça Rio contra o Fluminense e, se vencer, será o campeão estadual de 2020.

Que haja o jogo e que, mais uma vez, nosso time consiga jogar seu grande futebol e conquiste a vitória e os dois títulos.

SRN.