terça-feira, 16 de junho de 2020

Flamengo vs Europeus


Olá Buteco, bom dia!

Na minha última coluna, apresentei algumas estatísticas dos confrontos entre o Flamengo e os times mais relevantes do país, de forma a contribuir para a discussão sobre grandeza e rivalidade, que vem sendo desenvolvida nas últimas semanas. Gostei bastante de trabalhar nesse material pois, nesse exame mais detalhado na lista dos jogos, acabei me conectando com a História do Flamengo.  

Esta conexão me levou a olhar novamente para o passado, mas com um viés diferente: fui buscar a lista de todos os jogos do Flamengo contra adversários europeus. Naturalmente, sendo de confederações diferentes, não há número significativo de jogos por competições relevantes. Ainda assim, me foi bastante proveitoso revisitar a história desses jogos e encontrar algumas curiosidades, como por exemplo uma série de 5 jogos entre Flamengo e a histórica equipe do Honved da Hungria, entre Janeiro e Fevereiro de 1957, 3 aqui no Brasil e outros 2 na Venezuela!!!


Há fatos pitorescos também, como um jogo contra o Acadêmica de Portugal em General Severiano!!! Fiquei curioso em saber qual o motivo que levou o clube a jogar nesse estádio, uma vez que a partida foi em 1971 (na lista de confrontos contra europeus, há três jogos em São Januário e dois nas Laranjeiras, mas todos antes da inauguração do Maracanã). Infelizmente, não achei nada no Google sobre a partida. Se alguém souber a razão, postem aí no nosso sistema de comentários, por favor!

Impossível não destacar o trabalho fantástico da equipe do FlaEstatística (eles certamente sabem a resposta à pergunta acima, caso não consigamos descobrir, já pensei em mandar um email), cujo site te oferece a lista de jogos por adversários, o que me permitiu montar as tabelas que apresentarei hoje.

Antes de prosseguir, deixo um breve quiz para aquecimento. Mais tarde retorno com a segunda parte.

Saudações RubroNegras!!!

***

Olá Buteco, boa tarde!

Vamos à segunda parte do nosso post de hoje. De acordo com as informações catalogadas na FlaEstatística, o Flamengo já fez 251 jogos contra clubes, seleções ou combinados europeus. Considerei 2 jogos contra times israelenses, uma vez que eles jogam pela Uefa. A Tabela 1 discrimina estes jogos e mostra um bom aproveitamento do time:

Tabela 1: Flamengo vs Europeus

A primeira curiosidade que eu tive, ao fazer esse levantamento, foi a respeito do número de jogos em cada década. Hoje, o calendário brasileiro não permite mais que os nossos times viajem para participar dos torneios de pré-temporada européia. Além disso, é mais raro ainda ver times europeus excursionando por aqui - última vez em solo brasileiro foi um Flamengo x Shaktar em Brasília (2015), última vez no Rio um Flamengo x Grasshoper (Suíça) na Gávea em 1990 e a última vez no Maracanã uma vitória sobre a Juventus (Itália) no longíquo ano de 1975. A Tabela 2 mostra que entre 1960 e 1969 houve a maior quantidade de jogos contra europeus, mostra um (para mim) surpreendente número de jogos na década de 90 e a redução gritante nestes confrontos a partir da virada do século.

Tabela 2: Décadas
Foram 159 adversários diferentes, considerando-se clubes, seleções e combinados. Nas próximas tabelas, apresentaremos esta lista de adversários, agrupados pela relevância esportiva de seus países. Começaremos com os espanhóis, clubes em que enfrentamos por mais vezes, em amistosos e partidas de torneios clássicos como Teresa Herrera, Juan Camper, Ramon de Carranza e afins.

Tabela 3: Flamengo vs Espanhóis

Destaques para a vitória contra o Barcelona em 1979 (clique aqui) pelo Troféu Ramon de Carranza, o qual conquistaríamos por duas vezes consecutivas (79-80), dando prévia da avassaladora quantidade de títulos que aquele time conquistaria e para o 3x0 no Real Madrid, em uma das melhores atuações de Sávio com a camisa rubronegra. Veja aqui os gols dessa partida.  

Os Italianos vêm a seguir, com 33 jogos contra o Flamengo. Destaque para a conquista do Torneio de Nápoles, com duas goleadas (5x1 Avelino e 5x0 Napoli) do histórico time de 81. Clique aqui para ler uma reportagem sobre este torneio.

Tabela 4: Flamengo vs Italianos
Após os italianos, temos os sempre temidos alemães. Foram 26 confrontos contra eles e o Flamengo tem um excelente desempenho de 60% de aproveitamento de pontos. O único confronto da história entre Flamengo e Bayern Munique ocorreu em Kuala Lumpur e o Flamengo foi campeão do Torneio da Malásia ao vencer por 3x1, de virada e com direito a um golaço de falta de Rogério, em 1994. Clique aqui para assistir aos gols do jogo. 

Tabela 5: Flamengo vs Alemães

Surpreendentemente, os suecos vêm empatados com os alemães e na frente de países como Portugal e Inglaterra. Foram 26 jogos contra suecos, sendo 25 deles entre 1949 e 1963, período no qual o futebol sueco esteve em alta, com o 3º lugar na Copa do Mundo de 1950 no Brasil e o vice-campeonato em 1958. Dois dos times mais fortes da Suécia vieram ao Brasil, o Malmo em 1949 (dois jogos nas Laranjeiras) e o AIK em 1957 (provavelmente promovendo a Copa do Mundo que sediariam no ano seguinte). Este confronto foi no Maracanã e ganhamos por 5x3, com 3 gols de Evaristo.

Tabela 6: Flamengo vs Suecos

Os co-irmãos portugueses vêm a seguir, com 21 jogos. E vem de Portugal o clube com maior número de confrontos com o Flamengo, o Benfica. Foram 9 jogos contra os Encarnados e o Flamengo não perdeu: 6 vitórias e 3 empates. O Benfica esteve por 5 vezes aqui no Brasil, sendo 4 dessas partidas no Maracanã. O imortalizado gol de Fio Maravilha, pela música do Jorge Ben, aconteceu em um Flamengo 1x0 Benfica, Maracanã, 1974. Clique aqui para ver uma reportagem sobre essa história.  

Figura 7: Flamengo vs Portugueses

Franceses e Ingleses vêm mais atrás, com respectivamente 12 e 10 confrontos. Curiosamente, os dois confrontos mais relevantes da História do Flamengo aconteceram contra o mesmo clube inglês, o Liverpool. 

Tabela 8: Flamengo vs Franceses
Tabela 9: Flamengo vs Ingleses
E fecham a lista os demais clubes e seleções/combinados de adversários europeus.

Tabela 10: Flamengo vs Outros Clubes

Tabela 11: Flamengo vs Outras Seleções / Combinados
De curiosidade nesses jogos, um certo ArthurZico assumia a camisa 10 em 1974 contra o Zeljeznicar, time Bósnio que, na época, compunha a tradicional escola Yugoslava. Clique aqui para ler a reportagem sobre essa história. Fiquei curioso também em conhecer a história dos dois confrontos entre Flamengo e a Seleção da União Soviética.

Seria interessante se conseguíssemos organizar o calendário brasileiro, de forma a permitir que o nosso Flamengo voltasse a disputar jogos contra os europeus, ainda que em amistosos de pré-temporada. Comercialmente, é um ponto a explorar a marca internacionalmente. De qualquer forma, podemos ver em breve um novo encontro, no próximo mundial de clubes. Vamos em busca do Tricampeonato da Libertadores e que venha o campeão da Champions!

Saudações RubroNegras!!!