terça-feira, 24 de março de 2020

Flamengo na luta contra o vírus



Olá Buteco, bom dia!

Estamos vivendo um período muito difícil e que impactará a história de pelo menos três gerações. A covid-19 é uma doença que já causou muitas mortes na Ásia e na Europa e que agora se alastra para o resto do mundo, nos atingindo com alta probabilidade de causar mais mortes ainda. 

Felizmente, vivemos num mundo onde as informações estão disponíveis em tempo real. Assim, podemos ver que as orientações, em praticamente todos os países do planeta, convergem para o afastamento social, de forma a retardar a propagação do vírus e permitir que os sistemas de saúde consigam tratar os doentes paulatinamente, ao invés de recebê-los todos ao mesmo tempo, o que acarretaria na falta de leitos para muitos.

Procurem informações. Há vários vídeos no youtube que ilustram de maneira muito clara o que vamos passar, especialmente nesses próximos dois meses. Particularmente, achei muito didático as lives feitas pelo cientista brasileiro Átila Iamarino, doutor em microbiologia e que há um tempo atrás já havia sugerido que um vírus como este poderia causar um grande impacto global.

Nesses últimos dias, surgiram vozes que alertam para o impacto que o lockout pode gerar na economia. Entendo estas opiniões, mas gostaria de deixar uma reflexão: a estrutura do nosso sistema é tão frágil a ponto de colapsar por conta de um lockout de dois meses? Em caso afirmativo, não seria hora de pensarmos, enquanto humanidade, em outro tipo de coletividade? 

Enfim, procurem se informar. E mantenham-se conectados com seus entes mais próximos. No mundo em que conhecíamos, estávamos sempre ocupados demais para ligar para nossos pais, irmãos e e amigos. Agora, temos tempo de sobra. Que aproveitemos para conversar com nossos queridos e nos mantermos saudáveis, mentalmente falando. 

O Flamengo tem utilizado seus canais de comunicação nessa luta contra o vírus. No vídeo abaixo, publicado na FlaTV, o Dr. Márcio Tannure aborda a importância de mantermos um mínimo de atividade física em casa e apresenta algumas opções de exercícios: 


Hoje, às 19h, haverá uma live com o Dr. Tannure na FlaTV. O twitter do Flamengo pede que apresentemos questões para a discussão de logo mais. Uma boa ação para tirar as dúvidas que ainda persistem sobre o problema. 

***

E o futebol?

Sinceramente, não tenho a menor ideia do que poderá acontecer com o futebol aqui no Brasil. Dependerá muito de como conseguiremos lidar com a epidemia, o tempo necessário manter o lockdown e os impactos no nosso modo de vida, quando conseguirmos superar essa doença. Falar em prazos, término dos estaduais, fórmulas de disputa do brasileiro e mesmo acerca de patrocinadores é apenas especulação. 

De concreto mesmo, só podemos apresentar os números da temporada até a interrupção:


O time estava voando. Dois 3x0 em duas finais importantes, 3x0 no Botafogo, 3x2 no Fluminense (estava 3x0 também), título da Taça Guanabara e duas vitórias na competição mais importante do ano, sendo uma delas outro 3x0. É o time dos sonhos de todos nós!

Agora só nos resta esperar (em casa!!!) para rever esse Flamengo Histórico. 

Saudações Rubronegras!