segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Que Venham as Decisões

Salve, Buteco! Domingo que vem, 11:00h, enquanto vocês estiverem sintonizados na telinha da Vênus Platinada, estarei no Mané Garrincha para assistir ao vivo o Mais Querido tentar levantar a primeira taça do ano, a Supercopa do Brasil, a ser disputada em jogo único contra o Athleico/PR, o "Furacão", campeão da Copa do Brasil/2019. Nos primeiros jogos com o time titular, nosso treinador Jorge Jesus buscou dar ritmo de jogo aos campeões brasileiros e da Libertadores em 2019, pois, afinal de contas, o Furacão começou primeiro a temporada e está jogando há mais tempo em 2020, já que o Mais Querido iniciou as férias depois de todos os outros clubes brasileiros, por ter disputado o Mundial de Clubes da FIFA/2019.

Nesses primeiros jogos, já foi possível começar a constatar, na prática, o fortalecimento do elenco. Michael parece que não sentiu nada a mudança de patamar e Pedro passa a impressão inicial de haver nascido para vestir rubro-negro. Parece até maior e mais forte do que na época em que vestia a camisa tricolor. Além deles, Léo Pereira já mereceu os primeiros elogios do Mister e está em franca disputa de posição com Gustavo Henrique. A Nação ainda aguarda as estreias de Tiago Maia e Pedro Rocha. Alguns torcedores, porém, estão preocupados com a sequência do time titular, temendo forçar demais os atletas nesse início de temporada. 

Calma, Pessoal. Tá muito cedo pra se estressar. Primeiro, o Mister e sua comissão técnica sabem muito bem o que fazem e aplicam a filosofia que deixou o elenco ligado durante todo o vencedor segundo semestre de 2019. Segundo, vale lembrar a lúcida análise do comentarista Pedrinho, que mostrou como o Flamengo "corre certo" e menos do que os outros, pois todos os jogadores sabem exatamente o que fazer dentro de campo, ou seja, qual função tática devem desempenhar. Terceiro, o Resende e o Madureira serviram exatamente pra dar ritmo de jogo e, portanto, foram adversários na medida para essa pré-temporada. Quarto, o Mister tem um time pronto e é natural que os jogadores recém contratados entrem paulatinamente para assimilarem a filosofia de treinamento e de jogo. Quinto, imaginem se o Flamengo perdesse a Supercopa do Brasil ou a Recopa Sul-Americana...

O Mister quer essas taças e nós também. Certo?

Na próxima quarta-feira (12/2), a primeira parte da pré-temporada se encerrará com o Fla-Flu pela semifinal da Taça Guanabara. Não pensem que subestimo o Fluminense ao incluí-lo na pré-temporada. Façam-me o favor, pois enfrentaremos o time que, duas rodadas atrás, perdeu para o Boavista em pleno Maracanã. O jogo será apenas mais divertido do que os dois anteriores.

***

Para quem não está ligado, o Flamengo viaja direto de Brasília para Quito, onde, na altitude, enfrentará, na quarta-feira (19/2), as 21:30h (horário de Brasília), o Independiente Del Valle, campeão da Copa Sul-Americana/2019, pela primeira partida pela Recopa CONMEBOL. Sexta-feira, 14/2, o adversário disputará seu primeiro jogo oficial pela temporada 2020, pela rodada inaugural do Campeonato Equatoriano. Logo, nada há a ser falado sobre seu desempenho que não a boa temporada no ano passado.

A partida contra o Flamengo será disputada no Estádio Olímpico Atahualpa, a 2850m de altitude, onde a Seleção do Equador costuma mandar seus jogos. Mais um motivo a respaldar a correta estratégia do Mister de dar ritmo de jogo ao time titular. Serão dois adversários de respeito, que vêm de um 2019 no qual foram dirigidos por bons jovens treinadores, os quais aplicaram com eficiência conceitos táticos modernos e atualizados de futebol. Porém, no caso do Independiente Del Valle, que continua a ser treinado pelo promissor treinador espanhol Miguel Ángel Ramirez, a partida terá naturalmente contornos mais dramáticos, em razão da altitude. Não há como imaginar um time sem ritmo de jogo, em início de temporada, a 2850m de altitude, concordam?

O Flamengo será cobrado levantar as duas taças, pois é maior, tem mais elenco e é melhor treinado, porém não terá moleza pela frente.

***

Seja qual for a sua opinião sobre a postura da Diretoria do Flamengo no último sábado em relação às famílias dos dez meninos tragicamente vitimados pelo incêndio de 8 de fevereiro de 2019, lembre-se que o Mais Querido está sob ataque. É importante discernir a cobrança autêntica (neste caso, humanística) que sempre caracterizou a Nação Rubro-Negra, e que ajudou o clube a ser o que é hoje, da manipulação covarde feita por alguns setores da imprensa.

Não é difícil perceber que o Flamengo mira o streaming como estratégia comercial a ser explorada pelo próprio clube no futuro. Tolo é quem não enxerga o que está em jogo e os poderosos interesses que o clube está enfrentando, defendendo seus interesses e o que a torcida sempre cobrou.

É mais uma decisão que o Flamengo precisa enfrentar, dessa vez fora das quatro linhas, nas mesas de negociação. Convém que a Nação jogue junto e não contra.

***

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.