segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Ainda o Del Valle (e Afins)

Salve, Buteco! No post da semana passada trouxe um mapeamento geral do nosso adversário na disputa da Recopa Sul-Americana/2020, o Independiente del Valle. Depois do empate por 2x2 em Quito, na última quarta-feira, todo mundo conheceu um pouco melhor a equipe equatoriana, sem dúvida alguma bem treinada pelo espanhol Miguel Ángel Ramírez e bem postada dentro das quatro linhas. Contudo, também foi inevitável constatar que, se não fosse pela tendenciosa e desonesta arbitragem do trio uruguaio comandado por Leodán González, que safadamente anulou gol de Bruno Henrique e marcou o inexistente pênalti de Rafinha nos últimos minutos do tempo regulamentar, o Flamengo muito provavelmente teria saído vencedor do confronto. Porém, águas passadas não movem o moinho e é hora de saber como o adversário poderá se comportar como visitante.

No mesmo post, destaquei a campanha campeã do Del Valle na Copa Sul-Americana/2019, na qual, até a semifinal, a equipe havia sido derrotada em todas as partidas fora de casa. Antes que a Nação se anime demais e trate o adversário como uma galinha-morta, convém contextualizar o histórico da campanha do Suco como visitante naquela competição. A primeira dessas derrotas ocorreu em Santa Fé, na Argentina, no 0x2 contra o mesmo Unión que acaba de eliminar o Atlético/MG pela edição 2020 da competição. Na ocasião, a equipe era dirigida pelo também jovem espanhol Ismael Rescalvo, que comandou a vitória por 2x0 no jogo de volta, em Quito, e a classificação após dramáticos 4x2 nas cobranças de pênaltis, levando à classificação para a Segunda Fase.

Ismael Rescalvo Sánchez, hoje prestes a completar 38 anos, começou sua carreira com apenas 35, em 2017, na Colômbia, quando dirigiu o modesto Envigado de Antioquia, do qual partiu em 2018 para treinar o tradicional (na Colômbia) Independiente de Medellín, no qual permaneceu por um semestre, quando então mudou-se para o Independiente del Valle, onde substituiu o argentino Gabriel Schürer, que dirigia o Suco desde o início da temporada. Sob o comando de Ismael Rescalvo, o Suco terminou a Série A/2018 em um modesto sexto lugar, porém nos 4 primeiros meses de 2019 vinha fazendo muito boa campanha no "Equatorianão", com apenas uma derrota, até que o espanhol mais uma vez mudou de clube.

Imagino que, a esta altura, vocês estejam se perguntando se este escriba não está divagando no histórico do próximo adversário. Pois bem. E se eu dissesse que Ismael Rescalvo, antecessor de Miguel Ángel Ramírez no Independiente del Valle, foi o responsável por uma das 4 derrotas sofridas pelo Flamengo sob o comando do Mister Jorge Jesus? Rá! Por essa vocês não esperavam, certo? No final de abril/2019, Ismael Rescalvo deixou o Suco para dirigir o... Emelec, de Guaiaquil. E foi com o espanhol no comando do Emelec que, pelas oitavas de final da Libertadores da América/2019, o Mais Querido sofreu a custosa derrota em Guaiaquil e pariu um caminhão de porcos espinhos no Maracanã para se classificar para as quartas-de-final da competição, após uma ultra-dramática disputa de cobranças de pênaltis.  

O resto é história...

Miguel Ángel Ramírez assumiu o Independiente del Valle em maio/2019 e seu trabalho, naturalmente, é uma sequência do trabalho de Ismael Rescalvo, também espanhol, escola vizinha da também próspera portuguesa, de tanto sucesso recente no primeiro mundo do futebol. Não é de surpreender que Rescalvo tenha dado trabalho para o Mister Jorge Jesus, assim como não convém duvidar que Miguel Ángel Ramírez possa fazer o mesmo na próxima quarta-feira. De concreto, é preciso olhar com atenção para o desempenho tático do Independiente del Valle nos momentos mais decisivos da Copa Sul-Americana/2020, em Itaquera e na final em jogo único, contra o Colón de Santa Fé, arqui-rival do Unión.

Contudo, e com todo o respeito ao Suco e seu promissor treinador, na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020, o Flamengo conquistará o seu primeiro título internacional oficial no Maracanã.

E o resto será história...

***

Durante a pesquisa sobre o Del Valle ficou claro para mim que o futebol equatoriano evolui a olhos vistos devido à importação de treinadores de importantes escolas como a argentina e a espanhola. É o caso, por exemplo, do Barcelona de Guaiaquil, possível adversário do Flamengo no Grupo A, desde que supere o Cerro Porteño. Os "Canarios" ou "Toreros", como são conhecidos, foram treinados por 4 anos pelo argentino Guillermo Almada, que, por seu bom trabalho, partiu em abril/2019 para dirigir o rico Santos Laguna, do México. Sob o comando de Guillermo Almada, o Barcelona teve a campanha histórica na Libertadores/2017, quando se classificou em segundo lugar no Grupo A, com Botafogo, Atlético Nacional e Estudiantes La Plata, e eliminou, na sequência, os brasileiros Palmeiras e Santos, até parar no futuro campeão Grêmio. 

Tentando repetir Almada, a Diretoria aposta no também argentino Fabián Daniel Bustos, que terá pela frente, como visto, o Cerro Porteño dirigido por Francisco Arce, paraguaio que, como atleta, foi um exímio lateral direito pelo Palmeiras e pela Seleção do Paraguai, e hoje é definido como treinador "com mentalidade ofensiva", já colecionando alguns trabalhos interessantes. É curioso observar, porém, que em 2019 o Cerro Porteño foi dirigido por outro jovem espanhol, de nome Fernando Jubero, que levou o "Ciclón de Bairro Obrero" a, na fase de Grupos da Libertadores, superar o Nacional de Montevidéu e o Atlético/MG e, nas oitavas de final, o San Lorenzo de Almagro, até encontrar o River Plate de Marcelo Gallardo nas quartas de final.

O resto é história...

Ainda que fosse possível, seria complicado escolher entre esses dois potenciais adversários. Porém, vamos olhar pelo ângulo do copo meio-cheio: se há alguns anos um grupo como esse seria sinônimo de eliminação precoce para o Flamengo, hoje especialmente o Independiente del Valle e o vencedor de Barcelona x Cerro Porteño disputarão o segundo lugar do Grupo A, pois o primeiro já tem dono...

***

Everything is connected, dirão os mais místicos. O certo é que não há coincidências no futebol, mas apenas o que passou desapercebido aos olhos dos incautos. 

Felizmente não é caso do Mister e de sua competente comissão técnica.

Estou cada vez mais convencido de que o Flamengo está no caminho certo, com os melhores profissionais possíveis.

***

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.