segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

O Independiente del Valle

Salve, Buteco! O próximo desafio do supercampeão brasileiro é o título da Recopa Sul-Americana, edição 2020, o qual será disputado contra o Club Especializado de Alto Rendimiento Independiente del Valle, que, ao contrário do que muitos pensam, não é exatamente um noviço no cenário futebolístico; suas ascensão e boa fase é que são recentes. Na verdade, o clube já tem 61 anos e era, até 2005, apenas um costumeiro figurante da Terceira Divisão do Campeonato Equatoriano, com o nome de Independiente José Terán e usando as cores vermelho e branco, em homenagem ao "original" Independiente de Avellaneda. Porém, em 2006 o clube foi adquirido por dois empresários dos ramos de shopping centers e alimentação, ganhando novas cores e o (sobre) nome Del Valle, e tornando-se, a partir de então, conhecido por apelidos como El Negriazul, Los Rayados del Valle, La Máquina del Valle, El Matagigantes ou La Equipo Patrimonial.

Este último apelido não surpreende, já que, com o novo investimento, o clube passou a possuir grande estrutura, inclusive para a base, a qual conta com centro de treinamentos, vários campos de futebol e uma rede de “olheiros”. Aliás, o Del Valle foca na revelação de talentos e boa parte dessa atividade se desenvolve em Esmeralda, considerada senão a principal, uma das principais regiões de onde surgem os principais jogadores do futebol equatoriano.

Os próprios dirigentes reconhecem que o fato do clube não possuir grande número de torcedores facilitou a realização do trabalho a longo prazo, longe da pressão e da política de clubes mais tradicionais. Contudo, apesar desse bom trabalho haver tornado o Del Valle um protagonista no futebol equatoriano, ao ponto de ser conhecido como El Matagigantes, os títulos ainda não haviam chegado. Os Rayados del Valle bateram na trave com um vice-campeonato equatoriano (2013) e um vice-campeonato da Libertadores (2016 – Atlético Nacional de Medellín, dirigido por Reinaldo Rueda), até conquistar a Copa Sul-Americana/2019 sobre o argentino Colón de Santa Fé, após eliminar o Corinthians de Fábio Carille na semifinal, com um verdadeiro passeio no primeiro jogo, disputado na Arena BNDES ou Eliminates Arena (como queiram).

***

O treinador espanhol Miguel Ángel Ramirez Medina, que chegou a ser alvo do Santos para substituir Jorge Sampaoli no final do ano passado, é jovem (35) anos e teve sua formação na própria Espanha, entre o Las Palmas e o Alavés, com passagens, ainda em formação, pelo Qatar (Aspire Academy) e o próprio Independiente Del Valle. O time campeão da Sula em 2019 foi descrito como um time que costuma buscar o controle do jogo por via da posse de bola, mesmo quando joga fora de casa, mas que, apesar disso, comete um grande número de faltas. Tem excelente desempenho como mandante, porém costuma ser fraco como visitante. Na Copa Sul-Americana/2019, à exceção do confronto contra o Corinthians, pela semifinal, quando venceu em São Paulo (0x2) e empatou em Quito (2x2), venceu todos os jogos como mandante e perdeu todos como visitante até a final, na qual derrotou o Colón em campo neutro (3x1). 

O Flamengo certamente enfrentará uma equipe formada e bastante entrosada, já que houve apenas duas saídas do time titular campeão da Copa Sul-Americana/2019: o zagueiro equatoriano Fernando León e o atacante colombiano Cristan Dájome. O atacante, porém, era um dos destaques da equipe, da qual foi artilheiro na competição, ao lado de Alejandro Cabeza, com 8 gols. Apesar da manutenção da maior parte do time e do foco na formação de talentos, o Independiente Del Valle foi ao mercado nesta janela (ainda aberta) com o claro propósito de agregar experiência ao elenco que disputará a Libertadores, sinalizando que tem o pretensões de ir longe na competição. 

Vamos, então, dar uma olhada nos destaques elenco.

Formação campeãa da Sul-Americana/2019: Jorge Pinos; Landázuri, Fernando León, Richard Schunke e Luis Segovia; Cristian Pellerano, Alan Franco, Efrén Mera (Garcés), Jhon Sánchez (Cabeza) e Cristian Dájome; Gabriel Torres (Corozo). 

Saídas: Fernando León, zagueiro negociado com o Atlético San Luis, do México, e Cristian Dájome,  atacante cujo empréstimo com o Atlético Nacional de Medellín foi encerrado e o atleta negociado com o Vancouver Whitecaps FC.  

Chegadas: Lorenzo Favarelli (argentino, 26 anos, meia, Newell's Old Boys, Gimnasia y Esgrima La Plata e Huracán); Fernando Guerrero (equatoriano, 30 anos, ponta, LDU e Emelec); Pablo Alvarado (argentino, 33 anos, zagueiro central, Racing, San Lorenzo, Godoy Cruz, Defensa y Justicia, Unión La Calera); Beder Caicedo (equatoriano, 27 anos, lateral esquerdo, Barcelona de Guaiaquil) e Jacob Murillo (equatoriano, 26 anos, atacante, Estudiantes La Plata e LDU). Como se pode notar, podem não ser atletas do patamar que o Flamengo busca no mercado hoje em dia, porém são todos bastante experientes no cenário sul-americano. 

Jogadores de Seleções Adultas: Gabriel Torres (centroavante, 31 anos, Panamá; América de Cáli, Colorado Rapids, Lausanne-Sport e Universidad de Chile), Beder Caicedo (lateral esquerdo, 27 anos, Equador), Alan Franco (volante, 21 anos, Equador, também sub-23), Angelo Preciado (lateral direito, 21 anos, Equador), Alejandro Cabeza (centroavante, 22, Equador, também sub-23) e Jorge Pinos (goleiro, 30 anos, Equador)

Jogadores da seleção sub-23 do Equador: Anthony Landázuri (lateral direito, 22 anos), Jhon Sánchez (ponta, 20 anos), Luis Segovia (zagueiro, 22 anos), Moisés Ramires (goleiro, 19 anos) e Joan López (goleiro, 18 anos). Destaque: o jovem Jhon Sánchez disputou a final como titular e terminou a Sul-Americana com 3 gols, sendo o terceiro goleador da equipe no certame. 

Outros jogadores experientes: Efrén Mera (equatoriano, 33 anos, Liga de Loja, Universidad Católica de Quito e Delfín), Dani Nieto (espanhol, 28 anos, ponta, Espanyol, Girona, Eibar e Numancia), Richard Schunke (argentino, 28 anos, zagueiro, Almagro e Deportivo Cuenca), Cristian Pellerano (argentino, 38 anos, volante, Racing, Arsenal de Sarandí, Colón, Independiente, América do México, Monarcas Morelia e Tijuana) e Cláudio Bieler (argentino, 35 anos, centroavante, Colón, LDU, Colo Colo, Racing, Newells Old Boys e Sporting Kansas City).

***

Nesse quadro, a julgar pelas características do Del Valle, jogar a partida de volta no Rio de Janeiro pode vir a ser uma importante vantagem, desde que o Flamengo não volte do Equador com um resultado irreversível, cenário que, convenhamos, é improvável. O certo é que, pelo histórico do adversário, o Flamengo sofrerá muita pressão em Quito, tal como ocorreu com a LDU em 2019, também pela fase de grupos da Libertadores. Por sinal, os perfis dessas duas equipes equatorianas têm essa característica em comum: muita força como mandantes e resultados inexpressivos jogando fora de casa.

Contudo, o "Gustavômetro" aponta que o Del Valle é um conjunto superior ao da LDU que o Mais Querido enfrentou em 2019 pela Fase de Grupos da Libertadores. Logo, é bom ter muita atenção e muito respeito por esse adversário, o qual tem toda a pinta de ser muito organizado e eficiente dentro das quatro linhas e que, em 2020, jogará contra o Flamengo por pelo menos quatro vezes, duas pela Recopa Sul-Americana e duas pelo Grupo A da Copa Libertadores da América/2020, ainda no primeiro semestre. E mais: a depender da classificação de ambas as equipes no Grupo A, poderão se enfrentar mais duas vezes a partir das oitavas de final da competição, totalizando incríveis seis confrontos no ano.

A bola rolará para o primeiro desses 4 ou 6 confrontos entre Independiente del Valle x Flamengo as 22:30h da próxima quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, a 2.850m de altitude, onde a Seleção do Equador costuma mandar seus jogos. A transmissão será exclusiva do canal virtual DAZN (dazn.com/pt). Gabigol cumprirá suspensão automática em razão da expulsão em Lima.

***

A palavra está com vocês, amigos do Buteco Supercampeão.

Bom dia e SRN a tod@s.