quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Ainda no Início mas com problemas em meio ao sucesso

Flamengo começou sua temporada com mais uma ótima janela de negociações. Sofreu a perda do Pablo Mari, é verdade, para o Arsenal. Mas é o típico caso da dificuldade de reter jogador contra sua vontade. Acabou sendo um bom negócio pois possibilitou a contratação de um substituto imediato e a chance da concretização da venda  a um valor muito acima que pagou inicialmente. São normais estes movimentos. Anormal é não sair ninguém de um time ultra-vencedor de temporada passada. 

Agora o Flamengo prepara um elenco forte com um preocupante calcanhar de aquiles. O goleiro reserva. A opção romântica por "jovem formado na base" não cabe neste Flamengo bilionário, competitivo e profissional atual. Os goleiros da base não servem ao elenco profissional do Flamengo. Seja por estarem muito crus, seja por deficiência técnica mesmo. Júlio César foi a exceção que confirma a regra. O "One of kind" que não pode ser parâmetro. Flamengo não forma bons goleiros. César é fraco e inseguro. Gabriel sequer sabe sair do gol, nem disputar bola com veterano sem velocidade, e o Neneca é completamente inexperiente. Precisa sair, rodar times, ganhar cicatrizes, e assim, quem sabe, voltar.

Flamengo não pode ter o risco de entregar um jogo pelo goleiro ser fracote. Vimos ontem contra o Fluminense. Também em passado recente com Muralha, Thiago e mesmo César falhando horrores. É inadmissível. Flamengo precisa contratar um bom goleiro experiente e com qualidade para reserva. Até para Diego Alves não ficar extremamente confortável. 

Um bom lateral direito reserva é necessário também. João Lucas é muito fraco e Matheuzinho é uma aposta. Flamengo tem que ter "outro patamar" em todas as posições. Não podemos depender de jogador ruim quando formos jogar. O elo mais fraco da corrente determina sua força.

Tirando estas duas posições reservas, o elenco do Flamengo é de primeiro nível e a direção de futebol está de parabéns. Mas precisa correr atrás disso aí para chegarmos próximo a "perfeição", em tese.

Outra coisa que precisa pensar é na implantação da filosofia de jogo do Mister Jesus por toda a base. Não está assim. Mauricinho já comentou da dificuldade de se reunir com Jesus. Esta poderia ser uma das prioridades do Futebol este ano. Não sabemos até quando poderemos contar com este grande técnico no Flamengo.