segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Reflexões em Outro Patamar

"As críticas a mim foram mais de treinadores com pouca capacidade e nome no futebol. Os grandes treinadores daqui não se preocuparam com isso. Já passou e sou um colega de profissão deles. Minha nacionalidade não conta" (Jorge Jesus)

Salve, Buteco! O Clube de Regatas do Flamengo, que já se dividiu entre AZ/DZ (antes e depois de Zico), agora entrará na fase AJ/DJ (antes e depois de Jesus). Ficando Jesus, o foco do Departamento de Futebol deverá ser o ajuste fino: reformas pontuais no elenco visando o complexo calendário de 2020; saindo Jesus, daremos alguns passos atrás e teremos que enfrentar a ingrata tarefa de encontrar o sucessor ideal e ainda cuidar da renovação pontual do elenco. Acho possível que fique, sinto que ficará, tomara que até a Copa do Mundo de Clubes de 2021. Digo o mesmo em relação a Gabigol, nosso novo ídolo rubro-negro. Não é simples encontrar melhor lugar para trabalhar do que o Flamengo, agora em outro patamar.

Afinal, Jesus e o Flamengo têm uma relação de amor e não uma mera paixão fugaz.

***

No Brasil, o único clube capaz de atingir o patamar no qual o Flamengo se encontra é o Palmeiras. O adversário, porém, vive momento conturbado, graças à avassaladora superioridade rubro-negra em 2019. A diretoria alviverde assistiu bovinamente ao Flamengo contratar um time titular inteiro e depois um treinador europeu, sentada em uma falsa premissa de que um elenco homogêneo e os mesmos treinador e filosofia de jogo de 2018 seriam suficientes. Time ganha jogo e diretoria, campeonatos, dizem. Nunca foi tão verdadeiro.

O Palmeiras acordou para a realidade, porém subir até o patamar do Flamengo não será simples. Planejar começa por escolher o treinador certo para, depois, definir o elenco e a estratégia para enfrentar o insano calendário brasileiro. Nossa atual Diretoria demonstrou que a chave do sucesso passa por ter as pessoas certas no lugar certo - diretores, comissão técnica, Departamento Médico e elenco. O Palmeiras provavelmente melhorará em 2020, porém não existem Marcos Braz, Brunos Spindel e Jorges Jesus em qualquer esquina, para não falar nos atletas.

O Flamengo de hoje é uma orquestra sinfônica afinada e tocando em sintonia. Ficando Jesus e mantido o elenco, com pontuais ajustes, em 2020 virão mais uma penca de títulos importantes.

***

Eis o nosso calendário de dezembro, que encerrará esse mágico 2019:

Data
Competição
Fase
Adversário
5/12
Quinta-feira 
 21:30h
Campeonato Brasileiro
37ª Rodada
Avaí (c)
Maracanã
8/12
Domingo 
16:00h
Campeonato Brasileiro
38ª Rodada
Santos (f)
Vila Belmiro
Semana livre
17/12
Terça-feira 
14:30h
Mundial de Clubes
Semifinal
Al-Hilal ou Club Esperance (n)
Khalifa Internacional Stadium
21/12
Sábado 
14:30h
Mundial de Clubes
Final
A definir
Khalifa Internacional Stadium

Restando duas rodadas do Campeonato Brasileiro já ganho, é hora de dar um descanso a alguns atletas ou buscar novos recordes?


***

A palavra, como sempre, está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.