segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Rumo à Eternidade

Salve, Buteco! Primeiramente, perdoem-me as linhas mal-traçadas e as ideias desconexas, pois escrevo sob forte emoção. É que chegou o momento tão esperado. O Mais Querido do Brasil inicia a semana que poderá culminar, ao seu final, como sendo a mais importante em 38 anos, com a conquista dos títulos brasileiro e da Libertadores de 2019. O trabalho idealizado em 2012 e que começou a ser executado em 2013 no Flamengo efetivamente levava alguns a falar no tal "Ano Mágico", porém confesso a vocês que esse papo nunca me convenceu, por não imaginar que fosse possível ao Flamengo, ou a qualquer clube brasileiro, conquistar títulos tão grandes como o Campeonato Brasileiro e a Libertadores na mesma temporada. Tal façanha pressupõe uma superioridade tão acachapante que só mesmo por estar efetivamente vivendo esse marco histórico ser alcançado é que tenho certeza de não estar delirando.

2019 ainda terá que ser muito estudado. Afinal de contas, se é verdade que avanços como a reestruturação administrativo-financeira e a construção do Centro de Treinamentos de primeiro mundo foram meticulosamente planejadas, não creio que se possa dizer o mesmo em relação à escolha do treinador e mesmo de algumas peças do elenco, o que resultou de fortes e tensas disputas internas e da ousadia de alguns dirigentes. Sem dúvida, houve salto sem precedentes em nível de gestão de futebol no Flamengo, porém a magia parece ter surgido de uma composição heterodoxa de talentos e personalidades, dentro e fora de campo, além de uma pitada do acaso, que parece marcar todos os anos vencedores do Mais Querido nas últimas décadas.

Mas essas reflexões devem ser postergadas para o futuro, eis que o momento é de curtir os últimos momentos da longa escalada aos píncaros da glória. Para chegar até aqui, a Nação Rubro-Negra sofreu muitas provações, assacadas por adversários, entidades que organizam os torneios e até pela imprensa anti-Flamengo. Porém, todos falharam e parecem ter consciência de que não têm mais como evitar o que tanto temiam: a consumação do Ano Mágico do Clube de Regatas do Flamengo.

Nós, torcedores, merecemos esse momento. Não permitam que ninguém o estrague. Esqueçam os detratores, os invejosos, os infelizes habitantes dos becos escuros do atraso. Contem os dias, as horas, os minutos e os segundos. No próximo final de semana, vistam o Manto Sagrado e celebrem o momento mais vitorioso do Clube de Regatas do Flamengo em 38 anos.

Vamos caminhar com o time e o clube rumo à Eternidade.

Bom dia e SRN a tod@s.