segunda-feira, 16 de setembro de 2019

O Desafio da Liderança

Salve, Buteco! Ah, a liderança, doce liderança... Vivemos um momento histórico. Como escrevi em outros textos e comentários, considero o Flamengo de Jorge Jesus o melhor que tivemos depois de 1982, o que, entendam, não quer dizer que algum dos títulos em disputa esteja ganho. Muito pelo contrário, o futebol é pródigo em exemplos de verdadeiros esquadrões que encantaram o mundo, porém ficaram no caminho da penosa estrada dos grandes títulos. É o caso da Holanda de Johann Cruijff (ídolo do nosso treinador português), conhecida como "Laranja Mecânica", que talvez represente uma das maiores injustiças da história desse esporte, senão a maior de todas. Se aquela seleção perdeu, qualquer time no mundo pode perder. Ninguém é invencível. Tenho todos os jogos da Holanda/1974 em vídeo, além de alguns outros da época, e confesso a vocês que até hoje me encanto com aquele futebol total e coletivo, que não impedia, mas na verdade potencializava o talento de Cruijff. Gosto de como Rinnus Mitchell, claro que cercado de jogadores intelectualmente privilegiados, como ele próprio sempre frisou, equilibrou o coletivo e o individual, colocando o talento a serviço do conjunto.

Nosso treinador português, como vocês podem perceber, tem as melhores referências possíveis dentro do futebol, e por isso não é de se estranhar o que temos visto no Flamengo por ele dirigido. Sábado, como JJ bem frisou, presenciamos em solo brasileiro, entre duas grandes equipes brasileiras, um confronto em nível tático que não faria feio em relação aos que assistimos nas melhores ligas europeias. Jogos truncados há tanto lá como cá, mas a quantidade de jogadores com que cada equipe atacava, a marcação alta de lado a lado, seguidas de frenéticas recomposições para conter contra-ataques fulminantes, bem, isso é bastante raro em gramados brasileiros.

Nesse cenário e a despeito do ótimo jogo coletivo do Santos de Jorge Sampaoli, o Flamengo conseguiu neutralizar as investidas adversárias por quase todos os 90 minutos de jogo e, especialmente no segundo tempo, após abrir o placar no final dos primeiros 45 minutos, poderia ter ampliado a contagem. Estou fascinado com a sobriedade desse Flamengo "europeu" (no bom sentido, no do moderno, técnico e tático futebol europeu), que vem crescendo a cada partida e cuja evolução defensiva não retira a qualidade e nem a agressividade da proposta de jogo ofensivo.

Porém, calma, pessoal, que não é oba-oba. É apenas a felicidade contida de um torcedor consciente de que nosso treinador não se contentará com o título de "Campeão de Inverno" em um país tropical. Jorge Jesus, além de vitorioso, também é calejado e, sabendo que não tem nada ganho, cuida de não permitir que a euforia adentre o nosso Centro de Treinamento. As palavras do nosso treinador na coletiva pós-jogo do sábado não me deixam mentir. Ocorre que qualquer pessoa que acompanhe com atenção o futebol brasileiro e esteja disposta a discutir com isenção a edição de 2019 do campeonato nacional já enxergou que, salvo alguma hecatombe do tipo múltiplas contusões ou alguma treta monstra que a maturidade atual do clube não deixaria frutificar, o Flamengo tem tudo para levar o título. Estamos falando de um trabalho de apenas 16 jogos e que, desse modo, ainda tem muito o que evoluir. Logo, não é que eu esteja cantando vitória antes do tempo, mas apenas constatando que, em um torneio baseado na regularidade de desempenho, ninguém está trabalhando em tão alto nível e nem com tanto foco e seriedade quanto o Flamengo. 


***

O caminho para a glória, contudo, é repleto de armadilhas. Eis o calendário do Mais Querido até e depois de uma possível e eventual final de Libertadores:

Data
Competição
Fase
Adversário
18 /9
4ª Feira
Copa do Brasil (final – Volta)
Sul-Americana (Semifinal) (Ida)
Livre
21/9
Sábado, 17:00h
Brasileiro
20ª Rodada
Cruzeiro (f)
Mineirão
25/9
4ª Feira, 21:30h
Brasileiro
21ª Rodada
Internacional (c)
Maracanã
28/9
Sábado, 19:00h
Brasileiro
22ª Rodada
São Paulo (c)
Maracanã
2/10
4ª Feira, 21:30h
Libertadores
Semifinal (Ida)
Grêmio (f)
Arena do Grêmio
6/10
Domingo, 19:00h
Brasileiro
23ª Rodada
Chapecoense (f)
Arena Condá
10/10
5ª Feira, 20:00h
Brasileiro
24ª Rodada
Attico/MG (c)
Maracanã
16/10
Domingo, 16:00h
Brasileiro
25ª Rodada
Athletico/PR (f)
Arena da Baixada
16 ou 17/10
4ª Feira, 20:00h
Brasileiro
26ª Rodada
Fortaleza (f)
Castelão
20/10
Domingo, 18:00h
Brasileiro
27ª Rodada
Fluminense (c)
Maracanã
23/10
4ª Feira, 21:30h
Libertadores
Semifinal (Volta)
Grêmio (c)
Maracanã
26 a 28/10
FDS/2ª Feira
Brasileiro
28ª Rodada
CSA (c)
Maracanã
30 ou 31/10
4ª ou 5ª Feira
Brasileiro
29ª Rodada
Goiás (f)
Serra Dourada
2 a 4/11
FDS/2ª Feira
Brasileiro
30ª Rodada
Corinthians (c)
Maracanã
6 ou 7/11
4ª ou 5ª Feira
Brasileiro
31ª Rodada
Botafogo (f)
Engenhão
9 a 11/11
FDS/2ª Feira
Brasileiro
32ª Rodada
Bahia (c)
Maracanã
Livre
Livre
Livre
Livre
16 a 18/11
FDS/2ª Feira
Brasileiro
33ª Rodada
Grêmio (f)
Arena do Grêmio
Livre
Livre
Livre
Livre
23/11
Sábado
Libertadores
Final (Jogo Único)
Indefinido (n)
Estádio Nacional de Chile
23* a 25/11
FDS/2ª Feira
Brasileiro
34ª Rodada
Vasco da Gama (c)
Maracanã
27 ou 28/11
4ª ou 5ª Feira
Brasileiro
35ª Rodada
Ceará (c)
Maracanã
30/11 a 2/12
FDS/2ª Feira
Brasileiro
36ª Rodada
Palmeiras (f)
Indefinido
4 ou 5/12
4ª ou 5ª Feira
Brasileiro
37ª Rodada
Avaí (c)
Maracanã
8/12
Domingo
Brasileiro
38ª Rodada
Santos (f)
Pacaembu ou Vila Belmiro

Observem que a tabela desperta algumas dúvidas e curiosidades, como, por exemplo, pelo fato de, nos três jogos que antecedem a primeira partida da semifinal da Copa Libertadores da América, o Flamengo enfrentar Cruzeiro, Internacional e São Paulo, enquanto o Palmeiras enfrentará Fortaleza, CSA e Internacional. Divagações à parte, o "lado bom" da atual sequência de jogos é que, ao contrário do que ocorreu no início do primeiro turno, o Flamengo disputará os dois últimos jogos antes da Libertadores no Maracanã. 

A mini-maratona de clássicos interestaduais se iniciará no próximo sábado, quando enfrentaremos o Cruzeiro com treinador muito pressionado pelos últimos resultados. A partir da quarta-feira seguinte, uma difícil sequência de dois jogos no Maracanã, começando com o Internacional de Paolo Guerrero e Rodrigo Caetano, o qual ainda não sabemos se estará curando a ressaca positiva do título da Copa do Brasil ou sob a enorme pressão de conquistar ao menos uma vaga na Libertadores/2020. Em seguida, virá o São Paulo de Cuca, do Rogério Caboclo, da arbitragem e de toda a imprensa paulista, o rival brasileiro que tem o melhor retrospecto contra o Flamengo, inclusive no Maracanã, mas que não aceita a realidade do jejum de títulos e nem dos grandes investimentos sem critério que, por isso mesmo, não rendem os resultados esperados.

Tudo isso antecederá o confronto contra o Grêmio, que certamente utilizará o time C contra o Fluminense no mesmo final de semana em que enfrentaremos o São Paulo. O Grêmio, time com vários jovens extremamente talentosos, não tem a mesma consistência do Flamengo, e por isso apostará no abafa e no jogo físico para se impor em Porto Alegre. A pesada maratona do final de setembro desafiará tanto a liderança, quanto o sonho de classificação da Libertadores.


***

Depois do Grêmio, não que passe a ficar fácil, mas a tabela aliviará um pouco a vida do Mais Querido, embora não por muito tempo. Chamam a  minha atenção o Fla-Flu em um domingo, 18:00h, às vésperas do segundo jogo da semifinal da Libertadores, exigindo especial atenção para a recuperação dos atletas, e principalmente o clássico com o Vasco da Gama no mesmo final de semana em que está marcada a final em Santiago. Provavelmente não por coincidência, os dois meios de semana que antecederão o final de semana no qual será disputada a final da Libertadores/2019 não têm jogos marcados, eis que, a partir de então, todos os meios de semana estarão ocupados pelas rodadas restantes do Campeonato Brasileiro.

Como imagino que a CBF não cogite adiar uma partida para data posterior à última rodada do campeonato, parece evidente que as duas semanas anteriores foram programadas para ajustes na tabela decorrentes da presença de clubes brasileiros nas finais únicas das competições da CONMEBOL. Em termos práticos, hoje é possível a classificação de um ou dois clubes brasileiros (Atlético/MG e/ou Corinthians) para a final da Copa Sul-Americana, programada para sábado, 9 de novembro, em Assunção, e inevitável a classificação de um clube brasileiro (Flamengo ou Grêmio) para a final da Copa Libertadores da América, programada para 23 de novembro, em Santiago. Enquanto para os eventuais finalistas da Sul-Americana isso significará o adiamento de uma partida, para o finalista brasileiro da Libertadores da América representará a antecipação de uma rodada, o que, embora incomum, parece ser a única solução para o caso, pelo jeito já antevista pela CBF.

Porém, muito cuidado, pois o diabo mora nos detalhes. Vamos supor, apenas a título de planejamento e em nível de argumentação, que o Flamengo se classifique para a final da Libertadores/2019. Os anos como torcedor me ensinaram que, se existe um clube que tem por objetivo de vida prejudicar o Flamengo, é o Club de Regatas Vasco da Gama. É fácil constatar que será muito mais fácil para as Bigodudas da Marquise enfrentar um Flamengo preocupado com contusões no meio de semana que antecede uma final de Libertadores do que no meio de semana anterior, concordam? Além disso, a depender do clube paulista que esteja disputando o título com o Mais Querido na ocasião, a paulista CBF terá um prato cheio nas mãos para dificultar mais ainda as coisas para o nosso lado.

Pois bem. De acordo com o artigo 88 do Regulamento da Libertadores/2019, as equipes deverão estar em um raio de 100Km da cidade onde será realizada a partida até 24h antes de seu início. Todavia, no caso da final única, há uma peculiaridade: segundo  dispõe o §3º do mesmo artigo 88, a CONMEBOL definirá e informará, em circular específica, o prazo para os finalistas chegarem a Santiago.

Olhos abertos, Diretoria...


***

Agora sem os amistosos caça-níquel das seleções nacionais para atrapalhar, o Mais Querido terá de fato uma semana para preparar o time titular, livre de contusões, e o restante do elenco para a difícil e decisiva sequência que se iniciará o próximo sábado.

Com fé em Jesus e sob a bênção de São Judas Tadeu, o Flamengo triunfará.

Bom dia e SRN a tod@s.