quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Questionamentos














Irmãos rubro-negros,






E nosso time segue sua trajetória de inconsistência, como gangorra: faz um jogo sensacional no mara-mata e decepciona no Campeonato Brasileiro; ou vice-versa.

Tem sido assim há anos.

Como mudar isso? Não sei dizer.

Mas falando especificamente do presente, pode-se afirmar que o time do Jorge Jesus tem uma característica: o desequilíbrio, sobretudo do sistema defensivo. 

O time leva muito gol, seja por falhas individuais, seja por deficiência do sistema tático adotado.

Não interessa se o time não teve muito tempo de treino. O treinador tem de agir de acordo com as circunstâncias.

E as circunstâncias sugerem que esse esquema do Jorge Jesus exige intensidade máxima para funcionar.

Mas como exigir intensidade máxima se o treinador escala o time titular em todos os jogos, mesmo após partidas emocional e fisicamente estafantes?

Ele já disse, e tem demonstrado isso, que gosta que o time jogue no seu esquema, independentemente do adversário ou do contexto.

Mas eu pergunto: tendo em vista as grandes aspirações do Clube de Regatas do Flamengo e o prazo curto do contrato dele, não seria mais sensato nosso técnico adotar um pouco mais de pragmatismo?

Time cansado, vindo de uma vitória que exigiu muito de todos, por que não escalar alguns jogadores em melhor condição física? Por que não usar de um esquema mais sólido na defesa, explorando as fragilidades de um adversário que, jogando em casa, viria para cima e daria espaços?

O Jorge Jesus quis manter o mesmo sistema de jogo, com o time um bagaço. Alguma chance de dar errado?

A nossa torcida é para que as coisas se acertem na base do  milagre, da intervenção divina, da mística rubro-negra e da fé do povo que veste o Manto Sagrado.

Eu acho que o Jorge Jesus deveria prestar atenção e cuidar com carinho do nosso sistema defensivo. Um grande time é equilibrado em seus setores. Flamengo precisa encontrar esse equilíbrio.

E nossos técnico precisa estudar e entender um pouquinho mais do futebol brasileiro. 

Achar que o adversário é baba só olhando a tabela ou o orçamento é grave equívoco. 

O Campeonato Brasileiro tem vários times fortes e mesmo os que estão nas últimas posições endurecem o jogo, sobretudo diante do Flamengo, clube para o qual nada é fácil e todas as conquistas sempre foram suadas e sofridas. 

Vamos torcer para que o Jorge Jesus entenda isso e entenda também o momento vivido pelo Flamengo. Melhor vencer jogando feio que não vencer. Melhor ser campeão e levantar taça jogando o futebol possível do que fracassar tentando apresentar um jogo virtuoso e cheio de purpurina.

Futebol é bonito com os três pontos no bolso e títulos no currículo. 

É o que o momento do Clube de Regatas do Flamengo pede. 

Vamos remar e jogar juntos por esta camisa.










...




Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.