quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Fé, Humildade e Raça












Irmãos rubro-negros,




Antes de tudo a fé. A fé que nos faz acordar, levantar da cama e tocar nossa vida todos os dias. A fé, estritamente ligada ao amor, ao amor pelo Flamengo. Sem fé não se faz nada na vida. Sem esperança, por que estudar, trabalhar, se esforçar? Então, antes de tudo, a fé no Mengo, a fé de que nosso amado Flamengo fará um grande jogo e obterá a nossa tão sonhada, acalentada e sofrida classificação. Avante Flamengo!

Humildade, amigos. Humildade sempre. A humildade nos faz melhores, nos faz entender nossas fraquezas, nos faz compreender um pouco mais a beleza da vida e seus imperscrutáveis caminhos. Nos faz respeitar o adversário e entender que é no campo que se resolve uma disputa de futebol. A humildade traz sabedoria. 

Raça. A boa, velha e legendária raça rubro-negra. Sem ela não há Flamengo. Time pode ser bom, ruim, recheado de caneleiros ou de craques. Não importa. A raça foi, é  e sempre será elemento primordial no Clube de Regatas do Flamengo. É a raça que torna o ordinário, o elemento meramente profissional ou mercadológico do esporte, em algo transcendental, porque simboliza dentro de campo a relação de amor da torcida do Flamengo pelo clube. A raça, o brio, o denodo, a superação são a concretização, a realização máxima do amor e da devoção da Nação Rubro-Negra pelo Flamengo.

Eu poderia, meus amigos, citar a categoria e o talento como elementos determinantes para o êxito. Mas a verdade é que, embora seja um diferencial tremendo, eu sinceramente acredito que times despidos de grande talento têm a capacidade de alcançar grandes feitos. Os exemplos são muitos, sobretudo aqui no Brasil e na América do Sul. 

Naturalmente, com talento as chances aumentam. Uma bola, um lance, e a categoria pode definir uma partida de futebol.

E convenhamos, um time com talento, que joga para frente, que apresenta um futebol agressivo e ofensivo, é a personificação do ideal rubro-negro. Atacar, partir pra cima, honrar a camisa e o ímpeto da torcida. E graças a um esforço enorme do Flamengo, graças a um trabalho espetacular na administração do clube, temos hoje um elenco de muito talento e categoria. Temos uma comissão técnica de alta qualidade. 

Mas o jogo vai exigir mais que talento.  Vai exigir paciência e sabedoria. O adversário possivelmente vai  explorar ad nauseam as bolas cruzadas na área. Flamengo precisa jogar bola, defender-se com firmeza, decerto, mas também atacar. Buscar a vitória e a classificação histórica.

Nossa torcida, a Nação Rubro-Negra, estará lá apoiando o clube. E estará espalhada pelo Brasil e pelo mundo enviando muita energia positiva para o time. 

Temos o Manto Sagrado, a camisa vermelha e preta, que joga junto, que entra em campo e faz toda a diferença a nosso favor.

E temos São Judas Tadeu, nosso amado santo padroeiro, a interceder por nós. São Judas Tadeu, que sempre nos ajudou e continua a ajudar. 

Fé, humildade e raça.











...



Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.