terça-feira, 13 de agosto de 2019

Brasileiro, Libertadores, Alves e Balotelli.


Bom dia, Buteco!

Passadas já duas semanas, ainda trago comigo a vibração do jogo contra o Emelec. Maracanã explodiu! Uma sensação de confiança inigualável, era impossível sairmos dali sem a classificação. Surpresa não existiria, a delícia era descobrir de que forma os gols viriam... Um dia que vai ficar marcado para sempre na minha memória e no meu coração. Um dia de puro Flamengo!

Jogo contra o Bahia é daqueles para se apagar. Era impossível sair de uma batalha na quarta-feira, com o time extenuado daquele jeito e viajar para pegar o bom time baiano, quatro dias depois. Naturalmente, estamos formando elenco para poder encarar esse tipo de situação. No entanto, há de se reconsiderar também o imponderável que, nesse caso, foram as diversas lesões que atingiram o elenco. Apaga e segue em frente.

Felizmente, os outros times também têm os problemas deles e pegamos um Grêmio cheio de reservas na última rodada. Excelente para uma vitória importante e que não trouxe tanto desgaste, embora o pênalti cometido pelo bom zagueiro espanhol Pablo Marí tenha sido de uma ingenuidade que não cabe no futebol profissional. Enfim, chegamos a 27 pontos na tabela, cinco atrás do líder. Não está bom, mas poderia estar pior. 

O checkpoint para o título seria 33 pontos na 15ª rodada. Ganhando do Vasco, chegaremos a 30. É o que tem para hoje, aceito de bom grado. Os desafios virão fortes no próximo bloco: pegaremos o Ceará lá entre os jogos da Libertadores e o Palmeiras (jogo-chave do campeonato brasileiro) no Maracanã logo após a partida de volta. Pela Libertadores, eles jogam em casa na terça, nós jogaremos fora, na quarta. Além disso, eles conseguiram adiar o jogo entre as partidas da Libertadores, estarão bem mais inteiros. A programação para esse jogo do Palmeiras terá que ser muito bem executada, jogo de altíssimo risco para a sequência no Brasileirão.

Concentração máxima nesses 5 jogos: Vasco, Inter, Ceará, Inter e Palmeiras. Felizmente, os jogadores estão voltando do departamento médico e a tendência é tê-los todos (menos o Diego) prontos para essas próximas decisões.

Vamos, Flamengo!!!

***

Para ganhar Libertadores, a primeira coisa a ser listada é ter um goleiro em excelente fase. Podem lembrar os últimos campeões e você sempre verá um goleiro fazendo milagres e pegando pênaltis decisivos. 

Diego Alves  não está mal. Ele está muito mal! Todas as bolas que vão no gol, quando não entram, são rebatidas para frente. Se nós todos já notamos, é claro que a comissão técnica também. Duvido que JJ já não tenha dado uma boa chamada no goleiro, que precisa fazer sua autocrítica. 

Quando fomos para os pênaltis contra o Emelec, falei para mim mesmo que "agora é a hora do Alves mostrar a que veio" e ele realmente mostrou. Não sei se a melhor coisa seria colocar o César, talvez até seja, mas vou com a comissão técnica: se eles acham que o Alves é o nosso goleiro titular, estamos juntos. 

Contra o Inter, mais que contra o Emelec, vamos precisar de goleiro. Que Diego Alves volte a se destacar. 

***

Balotelli? Traz o cara e vai pra cima deles, Mengo!!!