terça-feira, 18 de junho de 2019

Números e Projeções

Olá Buteco, bom dia!

Nessa parada da Copa América, vamos aproveitar o post de hoje para apresentar alguns números do time nesse primeiro semestre, considerando apenas as competições mais importantes do ano, a saber: o Campeonato Brasileiro, a Taça Libertadores da América e a Copa do Brasil.


É importante abrir parênteses antes de analisarmos os números como um todo: com Abel, foram 13 jogos, com 7 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Um aproveitamento de 59%, bem longe do ideal, o que ratifica a demissão do antigo treinador. Com Marcelo Salles, 4 jogos, 3 vitórias e um empate, o que elevou os números do time neste primeiro semestre para 65% de aproveitamento, bastante razoável. 

Com relação aos jogadores, é nítida a importância da dupla dinâmica e do Everton Ribeiro. Por outro lado, percebe-se que Diego está com números bem fracos, apenas 1 gol e 1 assistência. Os laterais também não aparecem bem nessas estatísticas: apenas 4 participações diretas em gols. 

O lado bom deste cenário é que estamos classificados nas duas competições eliminatórias e relativamente bem posicionados no Campeonato Brasileiro e ainda há muito a evoluir.

***

A chegada do português Jorge Jesus trouxe entusiasmo à grande parte da nossa coletividade flamenga: particularmente, acredito que ele - em conjunto ao restante da comissão técnica, que será importante ponto de apoio - possa contribuir com novidades no plano tático e, principalmente, na preparação física, fundamental para o jogo mais dinâmico que acontece na Europa. Não haverá espaço para jogadores displicentes sem a bola. Pelo menos é isso o que esperamos...

Diferente de muitos colegas com quem tenho conversado, imagino que o português possa mudar radicalmente a estrutura do time e, consequentemente, suas peças. Minha suposição se baseia na questão física, justamente por entender que ele priorizará os atletas que venham a se destacar nos (exaustivos) 20 dias de treinamentos que começarão depois de amanhã. Jogadores como Vitinho e Berrio podem voltar a ter mais chances no time. A disputa pelas vagas no meio-campo também promete ser interessante.

Com relação aos reforços, até agora a movimentação está apenas na base das especulações. O único reforço confirmado é o lateral-direito Rafinha, cuja apresentação está marcada para a próxima segunda-feira, dia 24. Acredito que a contratação de um jogador como ele, com carreira estabelecida em um clube de ponta no futebol europeu, possa ajudar muito na adaptação dos nossos jogadores à metodologia que será implantada pelo novo técnico. 

***
O calendário será duro: logo no primeiro jogo, a grama sintética da Arena da Baixada, numa eliminatória difícil contra o Athético PR. Este jogo é o primeiro de uma sequência de jogos quarta/domingo, a saber: Athletico (f), Goiás (c), Athetico (c), Corinthians (f), Emelec (f), Botafogo (c), Emelec (c) e Bahia (f). A rodagem do elenco será fundamental para o sucesso da equipe.

Aguardamos ansiosos pelo que virá.

Saudações RubroNegras!