domingo, 7 de abril de 2019

Triplex Top Ten

@aletriplex

1 - Arrascaeata: Vou contar uma passagem da minha vida profissional. Nem todos sabem, mas desde 2015 trabalho com alimentos e bebidas especiais (importados ou não). No meio dessa correria, uma importadora me contratou, e o dono me disse, no primeiro dia de trabalho: "Tua meta é 170 mil. Se tu fizer uns 80, já tá muito bom", baseado na SUPOSIÇÃO de que eu teria que me ADAPTAR à empresa e aos produtos. Carioca, 48 anos, desde 85 em Curitiba. Adaptação? Porra, meti 170 mil por ter humildade em gol, só pra ver o que ele falava. "Tu teve mais sorte do que juízo". E a vida seguiu.
Faço o paralelo com o Arrascaeta com uma pequena diferença: ele é craque. Craques não precisam de adaptação. Craques precisam pegar o colete do time titular e jogar. Simples assim.

2 - Abel: Passei os últimos dias perguntando a amigos que conhecem amigos lá dentro o motivo real dessa tara com o portador da camisa 5. E todos, assustadoramente TODOS, me diziam a mesma coisa: é a opção tática dele. Não tem briga, não tem confusão, ele acredita no 5 como o equilíbrio. E ontem, na coletiva que mais pareceu uma distribuição de coices de mula, veio a frase "é um grupo de homens". Ou seja, "não vou barrar quem era titular ano passado. Não vou tirar o coletinho do cara". Mas isso vai se tornar inevitável. Arrascaeata tá chegando pesado, e ontem deu uma clara demonstração que merece uma vaga no time titular. Espero que Abel não pense de dentro pra fora ou vice-versa. Apenas que pense outside the box. Já me basta.

3 - Gabigol: É claro que me irritou na quarta. Eu posso ser qualquer coisa, menos maluco. Mas é inviável dizer que ele merece banco ou algo parecido. Como diz o @urublog, perde uns 2 gols, no terceiro faz. O moleque está feliz de jogar no Flamengo. Está na cara dele. E incorporou o espírito. Com força desproporcional na quarta, mas ontem a bicuda entre a trave e Rodolfo nos valeram a vaga na decisão. Não dá pra pensar diferente.

4 - Objetividade: Os primeiros minutos de ontem foram de uma pressão absurda. Não somente valorizamos a posse de bola, como tiramos o controle emocional deles. Mas é fato: precisamos transformar isso em gol, em resultado. É bonito quando vira gol (afinal, não sei se vocês sabem, mas ganha o jogo quem faz mais gols confirmados pelo VAR), e tira o peso no restante da partida, ainda mais com essa preparação física meio estranha. Com um elenco com Diego, ER, BH e Gabigol, não dá pra SÓ pressionar. Qualidade não falta. What´s up, so?

5 - Diego: Rolou uma entrevista aí em que Diego falou do 11x11. Honestamente, eu entendi e compreendi. Desde que não se torne uma justificativa pra fracassos. Hoje os porcos foram eliminados por um SP que está em crise desde o começo do ano (não sei qual, mas está). E sim, eu comparo. Primeiro, porque eu pago meus boletos, e tenho o direito de escrever minha opinião. E, segundo, por ser pertinente que prestemos atenção no que aconteceu. Casa cheia, time superior, e levou uma tunda nos pênaltis. Isso pode acontecer por aqui SIM. Nesse ponto, o 11x11 é muito pertinente. PORÉM...nós vamos sempre cobrar. Já se vão alguns anos de fracassos e derrotas que nos tiraram do sério. Então, se não quer cobrança, não desce pro play.

6 - As opções: Quinta tem jogo pela Libertadores. E vos digo como eu escalaria: Cuellar e o 5. ER, Diego e Arrascaeta. Bruno ou Vitinho na frente. "Porra, Alex, tu mantém o 5?" Sim. A contragosto, mas sim. Isso pode dar mais liberdade aos 3 meias - apesar de termos plena consciência de que o 5 vai flutuar pelo campo com seus cabelos ao vento, com se não houvesse ordem do professor - e pouparia que todos voltassem pra compactar a marcação. Quinta é um jogo pra partir pra cima, sem medo, e golear. Fazer saldo de gols e ponto final.

7 - A fanfa: Torcedor fechado com o certo é isso. Somos fanfarrônicos, cagamos regra de que o carioca não vale nada, até a hora em que estamos na final. Aí a conversa muda, e toda nossa marra extinta para um torneio produzido de forma ridícula pela FFERJ se transforma em vontade de engolir tudo que vem pela frente. Ainda mais quando os filhotes das bigodudas aparecem no caminho.

8 - O 21: Hoje é aniversário de um grande amigo, um dos maiores torcedores fechados com o certo, o @flapravaler. E ele me disse pelo whatsapp que gostaria de encontrar o Mauro Fonseca, AKA Maurinho, para pedir perdão. Sim, o Maurinho, perto deste senhor que não acerta cruzamentos com os pés NEM com as mãos, merece ser canonizado nos autos de nossa história. Torço muito pra que o Mateusinho ou o Rafinha apareçam logo na área e tomem conta daquele lado do campo.

9 - O carioca: quando leio que o campeonato carioca está falido, dá uma certa tristeza. Vivi grandes jogos enquanto morei no Rio. Mas é pontual: esse torneio, a FFERJ e os 3 outros times se merecem. Os caras vão conseguir destruir o VAR. Eles CONTESTAM as orientações do VAR. Bom, not our problem. Nossos vôos tem sido mais altos, e a tendência é que a importância dada ao torneio seja cada vez menor.

10 - 7 days: Samara avisa que os próximos 7 dias podem ser de vida ou morte. Depende apenas de nós.

SRN
CCM
DCF

E nada mais digo.