segunda-feira, 1 de abril de 2019

Energia e Sintonia

Giorgian De Arrascaeta, autor do gol 
5.000 do Flamengo no Campeonato
Estadual do Rio de Janeiro
Salve, Buteco! Conversávamos durante a semana, com mais ênfase na sexta-feira, no post do Dudu, a respeito de como a energia no Flamengo está renovada. Abel, sem a menor sombra de dúvida, deixou o time mais vibrante e confiante dentro de campo, característica que, somada a um jogo mais vertical e objetivo, vem aos poucos deixando o Flamengo do último triênio mais intenso, agudo e incisivo. Contudo, essas qualidades se mostram presentes essencialmente no chamado "Time A", que corresponde ao time considerado titular por Abel, e que vem sendo escalado para a competição eleita como prioritária para o clube em 2019: a Copa Libertadores da América. Já para o "Time B" ainda falta bastante, e deixo claro me refiro a chegar ao nível atual do "Time A", que ainda não atingiu o ideal. Enquanto os titulares já demonstram uma razoável organização dentro de campo, com os jogadores "se achando" nas triangulações e criação de jogadas ofensivas, o "Time B" tem enormes dificuldades para criar, dependendo sobretudo dos talentos de Vitinho e De Arrascaeta. O maior problema, na minha opinião, está no conjunto e não nas individualidades, ainda que se possa discutir se uma ou outra peça poderia ter sido melhor colocada no elenco. Abel não conseguiu fazer o "Time B" evoluir na mesma cadência do "Time A".

Há renovação de energia, porém ainda falta sintonia.

***

O jogo de ontem foi sofrível no plano técnico, mas no primeiro tempo o Flamengo ao menos criou as melhores chances, não saindo à frente do placar por detalhe. Destaque para Vitinho, com três boas conclusões a gol. Já no segundo tempo, além do Vasco da Gama ter voltado um pouco melhor, o time sentiu bastante o gol cruzmaltino, e a partir de então me senti como se ainda estivéssemos em 2015, nas oitavas de final da Copa do Brasil. Claro que sem jogar o que não sabe, o Vasco da Gama cresceu dentro de campo e se impunha com muito mais confiança sobre um Flamengo com semblante assutado, sem saber o que fazer com a bola, sem noção de como reagir.

Mas como escrevi no começo do texto, a energia no Departamento de Futebol parece renovada. E quando a partida se encaminhava a um desfecho nível "2015 Revisited", eis que o promissor Bill cruza de maneira perfeita para Giorgian De Arrascaeta, que não vinha tendo boa apresentação (muito pelo contrário, por sinal), mas que em seu segundo confronto contra o Vasco da Gama marcou seu segundo gol, decidindo e fazendo mais do que qualquer outro reforço (Ronaldinho Gaúcho, Guerrero, Diego e outros) contratado desde a década passada, só não alcançando feitos de nomes como Edilson, Petkovic, Luizão e Obina por não se tratar de final de campeonato, mas apenas de turno. 

Aliás, falando em energia renovada, há quanto tempo não vencíamos uma disputa por cobranças de pênaltis?

***

Mas vamos ao que interessa. Quarta-feira o Flamengo enfrentará o Peñarol, no Maracanã, pela terceira rodada do Grupo 4 da Libertadores. Os "Carboneros", atuais campeões uruguaios, são vice-líderes do Apertura/2019, com 16 pontos em 7 jogos; 5 vitórias, 1 empate e 1 derrota; 17 gols marcados e apenas 5 sofridos. A única derrota ocorreu para o Montevideo Wanderers, por 2x0, fora de casa, há cerca de duas semanas (17/3). No último sábado, visitou e goleou por 4x0 o Boston River. Já na Libertadores, estreou com derrota para a LDU em Quito (0x2) e recuperou-se na segunda rodada com uma goleada de 4x0 sobre o San José no Campeón del Siglo. Não parece ser o time bobo de edições recentes da Libertadores e talvez seja mais competitivo como visitante do que a LDU.

A conferir...

O histórico dos confrontos contra o Flamengo eu contei neste post, e a partir de quarta-feira até o final da Fase de Grupos da Libertadores o Flamengo terá a seguinte sequência, acaso se classifique para a final do Campeonato Estadual:

Data
Competição
Fase
Adversário
3/4
4ª Feira
Libertadores
3ª Rodada/Grupo 4
Peñarol (c)
Maracanã
6/4
Sábado
Estadual
Semifinal
Fluminense (n)
Maracanã
11/4
5ª Feira
Libertadores
4ª Rodada/Grupo 4
San José (c)
Maracanã (Facebook)
14/4
Domingo
Estadual
Final
Vasco da Gama ou Bangu
Maracanã
21/4
Domingo
Estadual
Final
Vasco da Gama ou Bangu
Maracanã
24/4
4ª Feira
Libertadores
5ª Rodada/Grupo 4
LDU (f)
Casa Blanca
27 a 29/4
FDS/2ª
Brasileiro
1ª Rodada
Cruzeiro (c)
Maracanã
1º/5
4ª Feira
Brasileiro
2ª Rodada
Internacional (f)
Beira-Rio
4 a 6/5
FDS/2ª
Brasileiro
3ª Rodada
São Paulo (f)
Morumbi
8/5
4ª Feira
Libertadores
6ª Rodada/Grupo 4
Peñarol (f)
Campeón del Siglo

Não sei se o "Time B" terá sequência no Estadual, mas é evidente que há muito o que ganhar em organização tática, entrosamento e ritmo de jogo. O Flamengo ainda precisará várias vezes dessa formação ao longo da temporada, a começar pelas difíceis três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.

***

Estava com saudades de ser campeão em cima do Vasco da Gama, nosso vice pra sempre. A imagem dos jogadores rivais descendo para o vestiário frustrados e inconformados remete à minha pré-adolescência e ao Dinamite arrumando briga vice após vice. Não deixem de assistir ao vídeo abaixo.

A palavra está com vocês.

Bom dia e SRN a tod@s.


👇🏼