terça-feira, 23 de abril de 2019

É Campeão!!!


Bom dia, Buteco!!!

Seguimos fazendo história no Campeonato Carioca. Os números são inapeláveis: nos últimos 20 campeonatos, ganhamos 10.  De 1996 pra cá, não ficamos mais que 2 anos sem ganhar um troféu e já abrimos 4 conquistas em relação ao Fluminense, que por muito tempo foi o maior vencedor do torneio.

As finais desse ano mostraram um Flamengo cirúrgico, avassalador no primeiro jogo e cerebral no segundo, refletindo a gigantesca diferença entre os elencos. Mérito do processo de vem lá de 2013, com a reestruturação financeira do clube. Esperávamos que uma hora esse processo começasse a dar os frutos esperados e esse ano, pelo que o time vem apresentando, a expectativa é das mais altas.

Concordo com os colegas que apontam que ainda é cedo para euforia desenfreada e que o jogo de amanhã pode acabar por nos trazer de volta ao chão: das nossas 21 partidas no ano, apenas o jogo contra o San José foi fora do Estado do Rio de Janeiro. Então, sim, ainda não fomos efetivamente testados e é bom manter as barbas de molho. Por outro lado, há uma relevante série de informações que indicam uma tendência a manter um nível desejado de competitividade, a saber:
  • A dupla dinâmica - que já recebeu um devido post só para eles - formada por Bruno Henrique e Gabigol, jogadores que chegaram, vestiram o Manto e desandaram a fazer gols;
  • O aproveitamento de Arrascaeta no time titular no lugar do capitão, mostrando que neste Flamengo 2019 jogará quem estiver melhor no momento;
  • A melhoria nas atuações de jogadores como Renê, Arão e Pará, mostrando que em um time encaixado, jogadores medianos também acabam por render mais do que o normal, o que já vimos várias vezes em nossos adversários.
O Flamengo vai com tudo para tentar conquistar a América novamente. A programação da semana já indica time reserva na estreia do Brasileirão, contra  Cruzeiro. É importante essa definição prévia e, mais que isso, é importante que os reservas entendam que também precisam manter um bom nível de competitividade. Jogadores como Cesar, Rodolpho, Thuler, Piris, Ronaldo, Diego, Vitinho, Lincoln e Uribe poderiam estar tranquilamente entre os titulares. Aliás, com exceção da dupla de volantes, todos os outros já foram titulares por bons momentos. 

Para amanhã, espero uma boa apresentação do Flamengo. O time titular é muito forte e tem opções de qualidade no banco. Existe o problema da altitude, que dificultará uma marcação mais alta mas temos jogadores inteligentes para cadenciar o jogo e tentar tirar a velocidade que os equatorianos tentarão imprimir à partida. Mais do que tudo, aproveitar as (raras) oportunidades de gol será fundamental para a classificação. O empate nos basta. Vamos, Flamengo!!!

***



Cotação atual: 1 euro = R$ 4,42. 15 milhões de euros equivalem a pouco mais de 66 milhões de reais. A Copa do Brasil premia o campeão com esse valor. Podemos comprar o Gabigol com esse dinheiro...

Saudações Rubronegras, 35 vezes Campeão Carioca!