sexta-feira, 15 de março de 2019

Vitória expressiva!







(Foto: Ricardo Moraes/Reuters)







Irmãos rubro-negros,



confesso que estava ansioso por escrever uma coluna de exaltação ao time do Flamengo e ela veio da melhor maneira possível: uma grande vitória no Maracanã lotado.

No primeiro jogo do Flamengo em casa pela Taça Libertadores da América, o time obteve uma grande vitória diante da LDU, que é a atual campeã equatoriana. Grande vitória!

Vitória na qual o time foi sempre superior ao adversário.

O Flamengo amassou o adversário. Amassou.

E não me convence esse papo, muito conveniente depois de uma vitória como a de quarta-feira, de que "a LDU é baba".

E Libertadores por um acaso tem "baba"? Este é o tipo de mentalidade que tem prejudicado o time em competições internacionais. Achar que só porque o adversário não tem um orçamento alto ou não tem tanta tradição na competição, ele é presa fácil.  Na Libertadores não existe "baba". Basta analisar os resultados destas duas primeiras rodadas da competição. Vários times grandes tropeçando em equipes de menor tradição.

O Flamengo vence um time forte e competitivo como a LDU e o êxito é relativizado com alusões à suposta má qualidade do adversário, que inclusive venceu muito bem seu primeiro jogo na competição diante de um rival que não tem vindo bem, mas é bastante tradicional, que é o Peñarol.

O que se esperava do Flamengo? A vitória. E ela veio com uma excelente atuação.

Eu não estou dizendo que não existam problemas a serem corrigidos e não faço a menor ideia do que o futuro nos reserva.

Se a equipe na próxima partida não render bem, critiquemos com veemência, mas dentro do que me propus como rubro-negro, e me serve muito bem, que é aproveitar cada jogo por vez, só tenho a celebrar a atuação de quarta-feira. 




...







(Foto: Celso Pupo/Fim de Jogo)






Menção honrosa, como sempre, à maior e melhor torcida do mundo, a Nação Rubro-Negra.

A torcida do Flamengo é um fenômeno. Não há igual no mundo.

Temos os quatro melhores públicos de 2019 e ontem batemos o recorde do ano.

Mesmo sem ganhar, tivemos a maior média do Campeonato Brasileiro do ano passado, com mais de 50.000 rubro-negros por jogo. Um feito e tanto.

Eu ouso dizer que a torcida do Flamengo, juntamente com a camisa, é o nosso melhor jogador.




...




Duas rodadas e duas vitórias, algo que não ocorria desde 2010.

Um bom início, correto?




...











A atuação do Flamengo foi muito boa. Até jogadores por nós criticados jogaram bem, como Pará e Arão. 

Muita movimentação na frente, com variações nas posições. Time controlou o jogo, teve a posse de bola, mas não uma posse de bola improdutiva, "arame liso", que era o que vinha ocorrendo nos últimos anos.

O Flamengo procurou o jogo o tempo inteiro, se apresentou, jogou com muita objetividade e criou várias oportunidades.

Sem a bola, marcação firme, forte, todos correndo bastante e disputando as jogadas com muita vontade.

Diego Alves. Goleiro de time grande, experiente. Defendeu o primeiro pênalti, defendeu um chute involuntário contra a nossa meta do Arão e tem sido um fator de muita segurança para o time. Teve atuação soberba na altitude boliviana, diante do San Jose, e ontem, embora pouco exigido, quando o foi, saiu-se muito bem. Como dito acima, transmite muita segurança para a equipe.

Pará jogou bem. Muita raça. Evitou fazer faltas estúpidas, marcou firme e chegou várias vezes ao ataque, criando boas chances de gol. Provavelmente a melhor atuação dele pelo Flamengo.

Arão começou mal, errando passes laterais e desligado. Mas cresceu muito com o decorrer do jogo e foi merecidamente premiado com o passe para o terceiro gol, do Uribe. 

Renê já vem se firmando faz tempo e é merecidamente o nosso titular da lateral-esquerda. Ontem jogou muito bem e fez o lançamento que redundou no terceiro gol.

A zaga foi muito bem. Léo Duarte e Rodrigo Caio estão formando nossa melhor dupla de zaga em muito tempo. Seriedade, empenho e boa saída de bola. Nas bolas altas e no combate direto, também estão bem.

Cuéllar, sem comentários. A ovação ensurdecedora que ele recebeu da torcida do Flamengo ao ser substituído fala por si. Não é fácil conquistar a torcida do Flamengo e o gringo é muito respeitado e querido pela Nação Rubro-Negra.

Diego esteve abaixo. É verdade que ele deu o ótimo passe para o primeiro gol e também correu bastante durante todo o jogo. Mas cometeu dois erros (o pênalti e o balãozinho displicente) que poderiam nos ter custado caro. O capitão e um dos mais experientes jogadores da equipe já deveria saber que não se brinca em jogo decisivo. Ele veste a camisa do Flamengo. Deve dar o exemplo. Mas jogou com raça e isso ao menos para mim conta bastante. Creio, talvez, que a tendência seja o Arrascaeta com o tempo assumir a posição, mas o gringo terá de mostrar uma intensidade que não é característica dele. Veremos o que o futuro nos reserva.

Gabigol fez o gol. Perdeu dois no primeiro tempo que um jogador da sua categoria tem a obrigação de marcar. Mas fez o dele. Corre muito, dá opções aos companheiros, tem velocidade e qualidade técnica. Precisa diminuir as firulas e melhorar a finalização. Mas é uma tremenda contratação do Flamengo. Eu achava que ele não tinha o perfil rubro-negro. Me equivoquei. Está fazendo gol à vontade pelo Mengão. Ele é o nosso melhor centro-avante em muito tempo.

Bruno Henrique chegou desacreditado, muios achando desnecessária sua contratação e imediatamente assumiu a titularidade. Velocidade, técnica e raça. Caiu como uma luva no time. Seu estilo de jogo casa muito bem com a cadência do Everton Ribeiro e a movimentação do Gabigol, para quem inclusive deu o passe no segundo gol. excelente contratação.

Everton Ribeiro. O melhor em campo. Abel, modificando o padrão dos técnicos que o antecederam, deixou o Everton Ribeiro solto no setor ofensivo, ora na direita, ora na esquerda, ora no centro. Fez o primeiro gol e teve participação decisiva no segundo. O melhor em campo, na minha opinião. Um atleta que teve de modificar suas características para se adaptar ao Flamengo, ao que o Flamengo e a torcida do Flamengo esperam de quem veste o Manto Sagrado. Corre, briga, marca e joga, joga muito futebol. Tem sido o craque do time desde o ano passado. Grande atuação na quarta-feira.

Abel Braga. Contando com a desconfiança de parte da torcida, no primeiro jogo para valer no Maracanã, o time por ele treinado teve uma atuação excelente. O Flamengo controlou o jogo e encurralou o adversário. Muita vontade, marcação eficiente e muitas oportunidades criadas. Posse de bola bastante objetiva, vertical e produtiva. O Flamengo do Abel buscou o jogo e o gol o tempo inteiro e deu poucos espaços ao adversário. Uma atuação excelente, com o Abel imprimindo bastante movimentação e troca de posições na frente e uma marcação dura sem a bola.

Alguns números do Flamengo na partida de quarta-feira: posse de bola, 70%; passes, 634; precisão dos passes, 87%; finalizações, 14; chutes a gol, 6, escanteios, 4.   

Há problemas a serem corrigidos? Sem dúvida. Quando não há problemas a serem corrigidos? E não descarto, em absoluto, que minha análise positiva esteja turbinada pela emoção da vitória.

Todavia, me permitirei a enorme satisfação de saborear a grande vitória de quarta-feira no melhor espírito rubro-negro: emoção, alegria e esperança de glórias.




...





Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.