terça-feira, 12 de março de 2019

Libertadores: Cenários para Classificação



Olá Buteco, bom dia!

Após a primeira rodada da fase de grupos, dois pontos se destacam a respeito dos nossos adversários:

  1. San José é uma baba;
  2. LDU parece ter um time melhor que o Penãrol.
O problema de ter uma baba dessas no grupo é que a pontuação necessária para a classificação tende a aumentar. No cenário mais extremo, nem as 3 vitórias em casa garantem a classificação, caso o San José não tire ponto de ninguém. 

Vejamos algumas análises sobre as próximas rodadas:

2ª Rodada: Flamengo x LDU ;  Peñarol x San José

3º Rodada: Flamengo x Peñarol ; San José x LDU

4ª Rodada: Flamengo x San José ; Peñarol x LDU

Os três jogos em casa são fundamentais para a classificação. Três vitórias podem ser suficientes mas, como já alertamos, não é impossível que o San José perca esses três próximos jogos, uma vez que fora de casa não deve incomodar ninguém e, em casa, recebe a LDU, que também manda seus jogos na altitude e, portanto, não terá as mesmas preocupações que tivemos com a ambientação.

1º Cenário: Vencemos as 3 partidas, LDU vence o San José fora de casa e Peñarol vence as duas em casa.

Este é o cenário mais extremo, chegaríamos à 5ª rodada com 12, seguido de LDU e Peñarol com 6 e San José com 0, sendo que enfrentaríamos os dois concorrentes fora de casa. Precisaríamos de um empate em dois jogos, ou que o San José tire pontos do Peñarol na rodada 5, quando os recebe no alto do morro.

2º Cenário: Empate com LDU, duas vitórias depois.

Empatando com a LDU, chegaramos na 5ª rodada com 10 pontos, seguidos pela LDU com 7, Peñarol com 6 e San José com 0. Neste caso, precisaríamos empatar um dos dois jogos fora de casa, semelhantemente ao cenário anterior. 

Cabe discutir a possibilidade da LDU não perder do Peñarol na Rodada 4. Teríamos então 10, contra 8 da LDU e 4 do Peñarol, que dependeria de duas vitórias (uma exatamente contra a gente) para brigar no saldo.

3º Cenário: Vence a LDU, empata com Peñarol, vence o San José.

Chegamos à 5ª rodada com 10, contra 7 do Peñarol e 6 da LDU. A classificação viria com um empate contra a LDU lá. Em caso de derrota, combinada a uma vitória do Peñarol na Rodada 5, podemos chegar à rodada derradeira em 3º lugar no grupo, dependendo de uma vitória fora de casa para fazer 13 pontos e garantir a classificação.

4° Cenário: empata com LDU e Penarol, vence o San José.

Nesse caso, teríamos 8 pontos, contra 7 de LDU e Penarol, nos obrigando a uma vitória fora de casa, ou dois empates.

Naturalmente, existem os cenários mais favoráveis à nossa classificação, sendo os mais cômodos aqueles em que o San José tira ponto dos rivais e mesmo no qual a LDU bate o Penarol no Uruguai, o que encaminharia a classificação deles e a nossa.

Em todo caso, não adianta nada fazer vários prognósticos, se o time não render em campo. Se apresentar bem e, principalmente, vencer. Esse é o segredo para a classificação.

Saudações RubroNegras!