quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

O Fla-Flu da dor

Não existe tragédia pior que esta. Meninos sendo mortos em um incêndio. Com o agravante traumático de ter acontecido com atletas do nosso clube. Não há nada que faça superar isto e o máximo que o clube fizer para as famílias destes adolescentes ainda assim será o mínimo. 

Poder público leniente, misturado com prática de uso do Centro de Treinamento bem inadequada na prevenção e combate de incêndio. Pode ser que o clube não tivesse consciência da facilidade que um container daqueles pega fogo. Eu mesmo confesso que não tinha. Mas sou um leigo, e não um profissional responsável por cuidar da integridade física dos jovens que acolho. Este olhar preventivo tem que abranger tudo. Segurança física, patrimonial, prevenção de incêndio, limpeza dos alojamentos, material de treinamento em ótimas condições, médicos, nutricionistas, transporte, escola, etc. Um complexo de atividades a serem exercidas sem descanso e com enorme critério.

A prevenção de incêndio falhou miseravelmente. Por mais que a causa do incêndio possa ter sido externa, por um suposto pico de energia que queimou um dos ar-condicionados. O fogo causado tinha que ser imediatamente combatido enquanto os nossos hóspedes fossem retirados rapidamente.  E seria se tivesse um adulto presente no alojamento com treinamento de combate a fogo, com extintor apropriado. Ou que, ao menos, algum sensor de fumaça tivesse causado um alarme que provocasse uma chegada rápida de adultos treinados ao local. Enfim, ficamos sabendo depois que as portas dos quartos travaram com o calor e as janelas eram fechadas com grade, o que também impediram o escape. Tudo isto, convenhamos, para um olhar treinado na prevenção de incêndio teria sido sanado anteriormente, ao menos com a inclusão de procedimentos técnicos de prevenção.

Mas o Flamengo não o fez. Embora todos (ou a maioria) os demais clubes parecem apresentar condições se não iguais, piores que a do Flamengo em termos de alojamento, a tragédia aconteceu conosco. Nas vésperas destes containers deixarem de ser utilizados como alojamentos. O que mostra o risco prévio que passamos.

Mas isto aconteceu agora. Verificou-se que os procedimentos técnicos do Flamengo eram inadequados, assim como os dos órgãos públicos, muito bem remunerados com nossos impostos extorsivos, que não cuidaram como deviam dos cidadãos presentes, e sim se bastavam a comunicar reservadamente ao clube eventuais multas que eram pagas e tudo ficava por isto mesmo.

Nesta roda de erros, de todas as partes, ficamos nós, arrasados e ligados a estes meninos para sempre.


Mas hoje tem jogo. A torcida, traumatizada, irá a partida também para prestar homenagens aos meninos. Em meio a isto, o Flamengo de Abel se prepara para enfrentar o Fluminense, treinado por Fernando Diniz, que é uma espécie de Sampaoli "wanna be" ainda. Honestamente, tudo para mim ainda é dor e tristeza. Não sei como os jogadores terão cabeça para este jogo pois treinam no Ninho do urubu onde a tragédia teve seu endereço. Tomara que vençam como parte desta homenagem aos garotos.