terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Taça Guanabara


Olá Buteco, boa tarde!

Começamos a temporada. Flamengo x Bangu, próximo domingo no Maracanã abre oficialmente a temporada para o Mais Querido.

Para todos que estávamos com saudades do time, já começamos naquela sequência de jogos domingo/quarta por toda a fase de classificação da Taça Guanabara. Cabe ressaltar que semifinal e final ficam para os domingos.

Diferentemente do ano passado, o Flamengo entra no campeonato com o que tem de melhor. Embora esses primeiros jogos não ofereçam um bom nível de competitividade, podem pelo menos servir para ajustar o time (na verdade, os times) para a estreia na Libertadores, dia 5 de Março, entre a 2a e a 3a rodadas da Taça Rio.

Chegando à final da Taça Guanabara, são 9 jogos antes do San José lá. Abel já sinalizou que vai trabalhar com dois times, provavelmente alternando-os entre os jogos de meio de semana e fim de semana.

Acho uma boa estratégia, mas entendo que esses times não deveriam ser fixos, dando a pecha de "time titular" x "time reserva". Temos uma base boa com Alves, Rodrigo Caio, Renê, Cuellar, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gabigol e Vitinho. Naturalmente, a tendência é todos eles jogarem juntos no time da Libertadores. No entanto, para o Campeonato Carioca, seria interessante encaixar reservas importantes (e a garotada) nessa base para tentar fazê-los melhorar seu nível de jogo também.

Por exemplo, nesse clássico da 3a rodada com Botafogo, podemos colocar um Jean Lucas no meio, um Lucas Silva ou Vitor Gabriel no ataque e mesclar com os medalhões, dando oportunidade para que esses garotos também sejam preparados para a (dura) temporada que virá pela frente.

Aliás, um fator importante é o equilíbrio emocional do time nos clássicos regionais. Ultimamente, especialmente contra Vasco e Botafogo, os jogos têm sido físicos demais, com os rivais equilibrando a melhor técnica flamenga com marcação forte e muita aplicação tática. Saber controlar os nervos, botar a bola no chão e envolver os adversários serão os nossos desafios nesses jogos, assim como maximizar o aproveitamento dos lances criados. Com Arrascaeta e Gabigol, espera-se um time mais letal. A ver.

Saudações RubroNegras!