quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Alea jacta est

Hoje o Flamengo profissional entra em campo com Abel de treinador. É o início da temporada. É o começo de uma jornada que, espero, traga títulos, conquistas e mais alegrias que tristezas. Que virão. Porque futebol é como a vida, daí ser tão apaixonante. Nada é garantido. Nada é 100% certo. Um time de superstars pode perder para um time de colcha de retalhos, sobras de outros, ficando todos com cara de tacho.

Mas o Flamengo ao menos inicia 2019 se reforçando, tanto contratando ou querendo contratar jogadores de qualidade, como se livrando de pesos mortos caros ou não. É a limpeza das "escadarias de Bonfim", que todo clube faz a cada início de temporada. Planifica o elenco que se quer trabalhar. Ao longo do ano vai se reforçando, substituindo jogadores que saem, não têm a performance esperada, ou se machucam. Um elenco precisa ser de um tamanho adequado e bem qualificado para poder ganhar com chances de título tantas competições em paralelo neste maldito calendário. Pelo menos este ano não teremos a "parada da Copa", para quebrar o ritmo de jogo, o que pode nos ter atrapalhado em 2018*. Um elenco, portanto, deve ser planificado para que, em tese, tenha um time A muito forte e um time B ao menos superior aos times médios do campeonato brasileiro e mesmo da Libertadores. Para poder pontuar bem.

E enfrentamos o Ajax, para sempre identificado com um dos gênios do futebol mundial, o Johan Cruyff, e que vem bem no campeonato holandês. Sabemos que a Europa hoje pratica um esporte diferente do praticado na América do Sul.  Excelente visão tática, preparo físico, disciplina de jogo, técnica apurada em treinamentos, ao contrário aqui no Brasil onde estagnamos na década de 70. Embora isto tenha sido reconhecido alguns anos atrás e já começamos a nos movimentar para reverter isto. Mas os europeus tem os maiores recursos além de contarem com o sonho de 10 entre 10 jogadores de atuarem por lá.

Vamos torcer para o Abel começar a acertar o time para grandes conquistas. Que reforços sejam contratados para preencherem nossas carências técnicas e táticas e que o Flamengo faça um ótimo ano.

* - Alegria de pobre dura pouco. Bcb lembrou que teremos a Copa América em 2019. Logo, teremos uma nova "Parada da Copa" este ano de todo jeito...