quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Rei Morto Rei Posto Viva o Rei

E o ciclo natural de inicio-fim inicio-fim-inicio... veio mais uma vez se mostrar no Flamengo, embora todos pensem sempre que o mundo termina amanhã se fulaninho perder ou ganhar. Ele, seja quem for, ganhando ou perdendo irá sair um dia. Assim como todos nós. O importante será deixar um legado. E esta gestão que acaba de sair, certamente deixou um importante legado. Porém deu lugar a uma revanchista e soberba, ligada a setores muito arcaicos do clube, que preferiu não aproveitar nenhum dos excelentes quadros dos dirigentes amadores atuais.

A gestão EBM mostrou a todos a possibilidade da transformação executiva no Flamengo. De um clube altamente zoneado e sucateado financeiramente e politicamente, de ganhar uma envergadura econômica, estrutural e administrativa fora do comum, apenas com uma reorientação filosófica de funcionamento. Mas hoje em dia os NutellaKids da internet pensam que tudo é tão fácil, como o iogurte de maçã com pera que recebiam da mãe pela manhã, em meio aos insultos que este chegou não tão geladinho como gostam. E então na visão um tanto tacanha pensam que montar um Departamento Profissional de Futebol aos moldes modernos, com estrutura, processos, critérios de avaliação, profissionais de envergadura, fluxos de decisão em que especialistas tenham maior peso, é algo fácil para um clube que não tinha nenhuma. E mesmo assim, em meio a insultos e impropérios ao presidente, como é de costume deste pessoal, mesmo assim o Departamento de Futebol foi encaminhado e funcionou de forma progressivamente melhor, culminando em nosso recorde de pontos corridos, estando a um limiar dos processos finalmente ganharem a consistência maior para que advierem mais títulos. Trabalho fundamental do Lomba a partir da Fase 1 deixada pelo Rodrigo Caetano. Que estruturou relativamente bem, embora os processos em si ficaram devendo. 

Mas o discurso do amadorismo profundo misturado com a volta dos antigos dirigentes que deixaram o clube em situação falimentar ganhou o coração dos associados e torcedores, principalmente dos NutellaKids, e estes votaram na volta inclusive do grupo do Capitão Leo ao nucleo do poder. Nada contra o processo. É democrático. Querer a volta do passado, querer a bagunça administrativa, acreditar em discurso falastrão que sequer tinha a coragem de dizer quais seriam os nomes a conduzirem o processo. 

Mas este ganhou.

Será que o iogurte está geladinho? Ou veio estragado?

Isto aí é com os NutellaKids.