domingo, 11 de novembro de 2018

O triunvirato do fracasso

@alextriplex

Escrever após derrotas não é o melhor dos remédios para quem já vivenciou derrotas muito piores, mas que doeram menos. Sim, sempre perdemos jogos, faz parte de um esporte em que quem faz mais gols é o melhor, sempre. Mas a forma como perdemos é que se diferencia do que - tragicamente - nos acostumamos a acompanhar. E aí entra parte dessa torcida, que se preocupa com os seguintes itens (se você se inclui, pode xingar, I don´t care):

1 - Idolatrar e pedir camisa dos portadores dos números 5 e 21, por exemplo;

2 - Ter uma capa de celular amarela, roxa ou rosa para combinar com a cor da chuteira do "homão da porra" (ontem, por exemplo, NOSSO CAMISA 10 entrou com uma chuteira ROSA. Nem a minha filha tem um calçado rosa). Mas o importante é combinar, pois vai que na hora do pênalti, quando a FlaSelfie toda esquece do lance para filmar, aparece a capa do celular em primeiro plano, e a chuteira colorida em segundo. Seria um belo registro, pois não? Depois, é só pegar o celular e fazer algo com ele e a própria bunda.

3 - Cantar músicas argentinas e copiadas dos gambás. PORRA, nós temos o Mantra mais apavorante de todos, e nego ainda INSISTE em puxar musiquinhas que só quem escreveu sabe? Parabéns aos envolvidos, mas não deveria existir evolução nesse quesito. Torcedor que se preza canta as músicas da década de 70/80, e esquece das composições cosplays de Biafras, Guilherme Arantes e MC Guimes (sem desmerecer tão louváveis personagens).

Parte do triunvirato criticada, vamos a quem realmente é o dono da desgraça:

1 - Os jogadores: Não faz muito tempo. Eu participei de um festival de cervejas aqui em Curitiba, e fui à sede social do Paraná Clube para ver onde faríamos a feira, mais precisamente na quadra de futsal. Vinham lá uns 10 moleques, máximo 14 anos, jogadores da base. NENHUM tinha chuteira preta. Todos de brinco e gel no cabelo. Todos com pose de superstar. Vos parece familiar essa descrição? Volto a frisar: nosso camisa 10 usava uma chuteira rosa ontem. Que fosse amarela, azul, seja lá o que for. Mas se eu entro em campo com minha chuteira preta com um furo na ponta, na primeira dividida eu vou rasgando.

2 - A postura: Me incomoda o festival de erros, claro. Mas vejam o César - que não é o meu titular - no intervalo do jogo, quase que dizendo "errei, dei mole". Postura de homem, sem medo de agradar ou desagradar. Aí vem a primadona, ao final do jogo, com aquelas palavras escritas por algum aspone e decoradas ao pé da letra. Cansei desse papel de bom mocinho dos Revers e Diegos da vida. Quero jogador cuspindo fogo, dizendo "nós vai virar essa porra" pra Karen Duarte, e VIRANDO ESSA PORRA. Chega desse comportamento de igreja, chega dessa postura boiola que dá margem pro Dudu vir no Maracanã e se limpar na cortina. O Flamengo não precisa desse tipo de gente. Nós somos um clube do povo, da rua, e não da sétima-congregação-do-bom-mocismo-atenuante.

3 - Meritocracia: Uma única pergunta. Simples, respondam se quiserem. Fosse você o Diego Alves, vendo o camisa 5, o camisa 21, o camisa 10 com chuteira rosa, DONOS DO TIME. E você, que pegou pênalti até do Papa sendo barrado por um treinador que adora treta, você pensaria "no clube"?
Eu não. Isso é sangue no olho, e podem dizer que o Diego Alves tem desvio de caráter ou de comportamento. Mas é EXATAMENTE ISSO que precisamos dentro de campo. E quem não aguenta, quem não sabe brincar, que vá soltar pipa pela janela do quarto.

E, por fim, a diretoria.

1 - (Tópico único): Somos um clube são hoje? Sim. Mas são e sem. Sem títulos, sem sangue no olho, sem a verve que sempre tivemos. Somos um elenco que executa o bundamolismo todo jogo. Que não dignifica o Manto Sagrado, que nos faz ter vergonha, em muitos momentos, para não adjetivar outras questões. E a responsa é de quem vem de cima. Nos falta um Márcio braga chutando o vestiário, um Carlos Alberto Silva metendo a porrada em jogador antes do coletivo, nos falta a vontade de vencer de outrora. E a culpa é de todos. Principalmente de quem passa a mão na cabeça dessa gente. Portanto, conselho de amigo: deixem o futebol pra quem gosta de pelada. Já deu pro gasto essa falta de sangue nas veias do elenco. E já deu pro gasto o festival de entrevistas "pau na mesa #sqn".

Para encerrar, proponho um exercício que os levará à irritação suprema: somem os 4 pontos deixados com a vasca, mais os 3 deixados ontem. SOMEM os 7 aos pontos que temos na tabela.

Concluo: um time que perde 7 pontos para times dessa categoria, sem contar o América-MG e Ceará, NÃO MERECE ser campeão.

Simples assim.  Durmam com isso. É o que nos resta até o final de 2019.

Eu to muito puto. E quero limpa de A a Z nesse Flamengo que não é o meu.

É o seu?