quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Flamengo 2 x 0 Grêmio - A tênue esperança

Flamengo ontem cumpriu seu papel. Fez um jogaço contra a sempre boa e competitiva equipe do Grêmio e venceu por 2 gols de diferença. Um belo gol, porém faltoso do Uribe dentro da área e outro do Diego, após mais uma boa jogada do Berrio, que depois foi comemorar junto à torcida.

A partida começou tensa. A torcida nem encheu o Maracanã. Torcidas organizadas do próprio Flamengo, sempre elas, fizeram seu espetáculo particular danoso pro time que dizem torcer, brigando entre si, o que provavelmente deve acarretar perda de mando de campo e/ou multa ao Flamengo. A polícia libera as ditas torcidas organizadas a irem a estádios. Elas então brigam entre si e contra outras torcidas organizadas. Seus militantes acham que por fazerem parte de uma torcida organizadas adquirem direito automático de agredir e mesmo matar outras pessoas. Lembra o caso dos sujeitos que se organizam no movimento dito "Antifa". "Somos anti-fascistas, logo, podemos agredir, humilhar, tolher manifestações alheias, depredar patrimônio público e privado, e impedir o diálogo". Como verdadeiros, paradoxalmente e hipocritamente, fascistas.

 Mas veio o Flamengo em campo. Flamengo de Dorival. Diego no meio com Arão e uma zaga dito lenta com Rhodolfo e Rever não eram um bom augúrio. Mas funcionou. Foi um belo jogo de se ver. Ambas as equipes marcando bem, com muita vontade de articular jogadas e sem faltas e simulações. O futebol brasileiro respirou ontem. Juiz, ao contrário das expectativas, teve uma atuação muito boa, fazendo o jogo correr.

Vitinho, hoje o protagonista no ataque, não teve uma boa atuação, embora tenha tentado muito. Falhou em cruzamentos e finalizações. Porém não faltou vontade. Uribe vem em um crescente no time, o entrosamento enfim está o fazendo bem.Everton Ribeiro com boa atuação no meio de campo, principalmente tática, compondo muito bem um triângulo defensivo com Cuellar e Arão, tirou várias bolas. E Diego foi o motorzinho que já sentia saudades. Para cá e para lá, armando jogadas, finalizando, procurando infiltrações. Pelo jogo de ontem era para procurá-lo e renovar. Seu contrato vence em julho. Mas a ausência de títulos relevantes com ele no elenco deve inviabilizar isto. Jogador que não proporciona um retorno de título ao clube não pode mais permanecer. Vale para qualquer um. Tem que saber que no Flamengo tem que ganhar, senão não rola mais para ele. Espero que futuras gestões de futebol pensem desta forma. Evitaria casos como Marcio Araujo ficando por tanto tempo no clube.

A torcida foi um espetáculo à parte. Apoiando de inicio ao fim. Mesmo sabendo das remotas possibilidades de titulo. Palmeiras só pode fazer um ponto em suas duas últimas partidas, contra um Vasco e um Vitória, e o Flamengo precisa ganhar suas duas, contra Cruzeiro e Atletico-PR, ela certamente saiu do Maracanã feliz com a boa atuação do Flamengo. Mas o Flamengo pela terceira vez seguida se classificou direto para a fase de grupo das Libertadores. O que demonstra a consistência competitiva que o clube adquiriu, embora falte ser mais decisivo, para que jogos como este último contra o Botafogo não aconteça mais. Time entrar sem vontade e entregue em jogo tão importante e... decisivo. "Ah mas hoje é mais fácil se classificar para a Libertadores", diz o torcedor/jornalista/opositor sempre pronto a minimizar qualquer coisa do Flamengo na gestão atual, pois tem um lado político forte ligado a oposição, o qual não esconde. Sim, caro torcedor, mas diz aí quais times brasileiros garantiram pelo menos 3 classificações seguidas nas Libertadores ao longo destes 3 anos? Devem ser muitos, certo? É tão fácil...Não, só Palmeiras, Grêmio e Flamengo. Fecha o pano.

Enfim, em meio a isto tudo, a política do clube. A guerra de foices para gerir um clube enfim acertado administrativamente e de orçamento estelar para os próximos anos. Só espero que este não seja o motivo principal para uns e outros apoiarem uma chapa ou outra.