terça-feira, 11 de setembro de 2018

Já era?

Olá Buteco, bom dia!

Chegamos à rodada 24 do Brasileiro, de forma que agora temos o mesmo número de jogos antes e depois da Copa do Mundo. Na coluna de ontem, o Gustavo já trouxe alguns comparativos acerca dos números do Flamengo nestes períodos e foi além, lembrando que depois da Copa foi quando tivemos as três competições em fases mais agudas, com jogos muito mais desgastantes. Hoje, vamos dar sequência a este raciocínio, aproveitando para ilustrar a queda de desempenho da equipe:



Notem que há uma diferença gritante entre os aspectos do gráfico de desempenho no Pré-Copa e no Pós-Copa: enquanto que no primeiro o viés é de alta e recuperação rápida de uma queda, no segundo a tendência é de queda iminente. As 5 vitórias obtidas no período (Botafogo, Sport, reservas do Cruzeiro, Vitória e Chapecoense) serviram apenas como freio motor nesta descida.

Os sites mais especializados indicam a probabilidade de título em torno de 3%. Para que vocês sintam o tamanho do problema, nos 14 jogos que faltam precisamos de 32 pontos para atingir o checkpoint do título, ou seja, 9 vitórias e 5 empates, sem qualquer possibilidade de derrota ou 10 vitórias e 2 empates, com mais 2 derrotas neste período. 

A tabela nos indica os três clássicos locais, mais jogos fora de casa contra Bahia, Corinthians, Paraná, São Paulo, Sport e Cruzeiro. Em casa, jogos duros contra Atlético MG, Palmeiras, Santos e Grêmio. O de menor dificuldade, em casa, é o Atlético PR na última rodada. Tabela bem difícil, assusta quando se percebe que precisamos de 10 vitórias nestes jogos. 

Por outro lado, se quisermos ver o copo meio cheio, basta visualizar que os jogos mais cascudos serão em casa, o que nos dá uma chance maior de vencê-los. Em todo caso, o campeonato brasileiro se ganha jogo-a-jogo e até o fim do mês teremos três jogos: Vasco, na porta da zona, em Brasília, Atlético MG no Maracanã e Bahia  (também claudicante no campeonato) em Salvador. Torçamos para que o time consiga as vitórias que o trarão para a zona de título novamente.

O que vocês acham? Já era? Ou ainda dá? Compartilhem suas opiniões em nosso sistema de comentários!

***

Antes do clássico de sábado, temos a primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians no Maracanã. No papel, o nosso time tem mais jogadores em condições de decidir. Na prática, está nos faltando conjunto. O time tem a posse de bola, mas não consegue infiltrar para finalizar.

Este time do Corinthians é mais fraco que os dos anos anteriores, mas ainda assim não deve ser subestimado. No 1º turno do brasileiro, conseguimos a vitória apenas no finalzinho, 1x0 gol do Vizeu, naquela sequencia em que ele esteve iluminado, entrando e decidindo as partidas. Não tenho dúvidas que será outro jogo difícil e desgastante. 

Saudações Rubro-Negras!