quinta-feira, 20 de setembro de 2018

A Pausa

Chegamos enfim a uma quarta-feira livre, isto é, sem jogo do Flamengo por conta de sua eliminação ao Cruzeiro nas oitavas de final da Libertadores. Temos finalmente uma semana livre para treinamentos táticos e possível, ainda que implausível, ajuste tático do time de forma a torná-lo novamente competitivo ou ao menos perto do que estava no período pré-Copa onde de fato apresentava um bom futebol.

Mas o estudo dos adversários a respeito das deficiências do mono-esquema de Barbieri, aliado a saída do Vinicius Jr mais a reiterada escalação de seus próprios "caramujos", como convém a todo técnico iniciante inseguro, e a performance muito abaixo do esperado dos ditos reforços contratados, tornaram o Flamengo ainda no G4 um time de Z4.

E um time de Z4 não se tem confiança na vitória. Um time de Z4 gera mais confiança de vitória do adversário. Não é mais temido. As linhas do adversário avançam mais, se resguardar para que?

Flamengo é um time de cruzamentos inócuos e finalizações imprecisas. Barbieri segue revezando de centroavantes embora ande procurando insistir no mais fraco deles, o Uribe. Cujo posicionamento errático na minha visão atrapalha demais o andamento das jogadas.

Mas a decisão do Departamento do Futebol foi manter o Barbieri. Poderia aproveitar o momento desta pausa para contratação de treinador mais experiente. O que seria talvez complicado visto o clima eleitoral do clube e a possível troca de gestão, o que, em tese, poderia gerar insegurança no hipotético técnico visado.

O clube é assim, a cada três anos, ferve como um caldeirão. Grupos aparecem,  alguns deles parecem muito bons apenas pelo simples fato de atirar pedras, invariavelmente com vários integrantes de ideias conflitantes, unidos pelo utilitarismo de ocasião. A Situação com seus problemas no futebol brilha em outras áreas.  Mas evidente não é o suficiente em um clube em que o futebol é o esporte principal. Poucas conquistas, decisões ruins e/ou controversas no departamento, dilapidaram a confiança antes depositada. Mesmo que todo um trabalho de fortalecimento estrutural e processual tenha sido feito para fazer do Flamengo, um clube sem mecenas e financeiramente equilibrado, apresentar um elenco tão forte que de fato disputa os campeonatos em condições de título. Ao contrário de outros anos. Mas o elenco não apresenta uma performance consistente, parece sucumbir rapidamente  e entra no espiral derrotista.  O que talvez um técnico mais experiente conseguisse reverter. Em tese, mas não garantido.

Enfim, o Flamengo, mesmo com seus problemas e a politicagem interna comendo solta, ainda tem boas chances tanto na Copa do Brasil como no Brasileiro. Tem elenco para isto. Pode fazer resultado contra o Corinthians e voltar a primeira posição no Brasileiro, até porque os clubes que estão na nossa frente estão sucumbindo também. Não há um bicho papão no campeonato como foi ano passado. A disputa ainda está em aberto.