domingo, 23 de setembro de 2018

7 dias. 3 pontos. Zero evolução.

No twitter (meio sem saco ultimamente): @alextriplex

A parada é simples. A essa altura do campeonato, o grande propósito do Flamengo deve ser pontuar sem peidar. Em casa, não vacilar, não dar mole pra os secundários da tabela, e fora de casa, quando contra times que abaixo de nós, entregar a alma pelos 3 pontos. O problema tem sido a (não) evolução tática do time do estagiário. E o jogo de hoje, creio que todos viram o mesmo que eu, foi a mesma ladainha de sempre.

Pra começar, eu não consigo aceitar essa conversa de "o cara tá treinando bem, vou botar pra jogo". Sério, Matheus Sávio deve treinar cumprindo as mesmas funções que (não) executa em jogo à vera. Ali pela ponta esquerda, recua pra ajudar o lateral, tenta fazer o overlapping, etc. O ponto de desequilíbrio é que ele treina contra o jogador da camisa 21 e, por vezes, contra o Rodinei. É um padrão de marcação. Aí encara um time encardido como esse das galinhas, e a parada fica mais séria. O cara não anda, tropeça, escuta vaias, e então vem o desespero, machucando o coração. Aqui, abrem-se parêntesis (o treinador das galinhas fez uma substituição na metade do primeiro tempo. Coincidência ou não, eles empataram e engrossaram o jogo pra gente). Já o nosso...

Voltaremos de forma breve ao assunto substituição.

O fato é que os 7 dias que tivemos de folga não serviram pra absolutamente neca de pitibiriba. O time continuou desorganizado, correndo errado, e não fossem os 2 cruzamentos do nosso Gerson-canhotinha-de-Ouro-desprovido-de-altura-nascido-em-terras-peruanas, não sei o que seria desse jogo. Os 2 únicos acertos do estagiário foram adiantar o Paquetá e colocar o Arão (acreditem, eu realmente vi uma boa atuação deste jogador). Mas é muito pouco. Nossa zaga parece, em alguns momentos, fim de noite na VM ou em qualquer região do baixo meretrício. Quase o Devils Anus, de Thor Ragnarok. Com uma boa nave, você entra e sai do planeta (nossa defesa) quando bem entende.



Resumindo, é muito ponto para quem quer ser campeão. Porém, por mais sorte do que juízo, alguns times parecem que gostaram da brincadeira de deixar os segundinhos encostarem. Chegam lá em cima, cagam regra, e de repente empatam com os Américas e Corinthians da vida, e deixam quem tá chegando chegar. E eu já vi esse filme.

Mas foram 3 pontos. Que devem ser comemorados por alguns minutos, pois a diferença que poderia chegar a 7, desceu pra 3. E isso é um bom prenúncio. Só precisamos da ajuda de mais alguns. Menos oração, mais sangue no olho.

Para terminar, não vale a pena criar polêmica sobre a péssima manobra do estagiário. Vocês já sabem: vamos reclamar, jogou uma alteração no ralo, pode ter queimado o Vitinho, etc. Então o mandatário chega, fala que o estagiário tem a confiaça dele, e foda-se o que o resto pensa. (De novo) Eu já vi esse filme.

Quarta tem decisão na CdB. Contra um time que não consegue jogar bem em nenhuma competição. Mas que terá um estádio cheio, panela de pressão, e com o agravante de nunca termos ganho porra nenhuma lá, nem par ou ímpar. Será preciso muito mais ajinomoto pra chegarmos à decisão.

Dá? Claro, Fé é meu sobrenome. E eu espero que os jogadores façam jus ao amor que a torcida tem pelo clube.

E nada mais digo.