quinta-feira, 23 de agosto de 2018

O dia da vitória necessária

Flamengo está em curva descendente no campeonato brasileiro. Coincidiu com o período Pós-Copa e com a saída do insubstituível Vinicius Jr. Outros times então passaram o Flamengo. São Paulo e Internacional. Jogam hoje um futebol melhor em que pese eventuais tropeços como o que o São Paulo teve ontem e Internacional quase teve no jogo retrasado, quando marcou o gol da vitória no fim do jogo.

Mas a sorte geralmente acompanha os competentes. E o momento é deles. Flamengo, em várias frentes de campanha, aparentemente preferiu "relaxar" no campeonato brasileiro para se dedicar a Copa do Brasil e a Libertadores. Quanto a Libertadores uma partida péssima realizada contra o Cruzeiro resultou em uma derrota de 2 a 0 em pleno Maracanã. O que obriga o Flamengo a fazer o mesmo resultado para ir a penaltis e ainda assim, enfrentar o goleiro Fábio deles em fase gloriosa, a qual mais uma vez foi injustiçado pela não-convocação à seleção brasileira, preterido pelo goleiro de sub20 Hugo do Flamengo. Naqueles critérios bizarros do técnico queridinho da mídia paulista e nacional.

É possível o Flamengo reverter? É. Tem elenco. Mas o técnico Barbieri  ainda não conseguiu fazer o time render sem que qualquer um dos jogadores de seu tripé de meio de campo jogue, Diego, Everton Ribeiro e Paquetá. Parece fórmula química. Se um dos componentes não entra, então não há produto químico desejado.

Barbieri então precisa adotar táticas alternativas que possam suprir a ausência de um dos tres em campo. Não necessariamente mexendo no posicionamento dos mesmos como adora fazer e não dá certo. Enfim, para isto que ele é pago. E lembrando que o próprio Grêmio demorou a engrenar com seu time misto, perdendo várias em sequencia e só agora o fazendo produzir um futebol competitivo.

Inter e São Paulo não precisam resguardar elenco.

Mas agora é jogo contra o Vitória cá. Para manter suas pretensões de título para o campeonato brasileiro tem que vencer o Vitória. O jogo é aqui. É encarar a partida como decisão. Porque se deixar os times da ponta distanciarem ferrou. Vai ser mais uma "comemoração" melancólica por conseguir vaga para Libertadores ao final, se conseguir.