domingo, 29 de julho de 2018

Líder com futebol de líder

Bom dia amigos do Buteco,

O Gustavo me pediu para substitui-lo hoje, e foi um pedido bastante feliz por que fui ao Maracanã ontem e poderei dar meu relato de uma ótima atuação do Flamengo.

Primeiro, o ambiente:estádio lotado, clima agradável, dia de Flamengo.

Impressionou o número de camisas azuis do Flamengo, recém lançadas, no Maraca; Flamengo bem faz o cidadão esquecer da crise.

Falando em crise, o Flamengo anunciou uma promoção de cerveja no estádio:até as 15.30, duas latas de cerveja a seis reais (o normal é uma lata a oito reais).

Imagino que a ideia fosse fazer o torcedor entrar mais cedo no estádio, consumir mais.Só que como tudo nesse país, tinha uma pegadinha:a promoção só era válida em alguns poucos bares do estádio, que ficaram lotados.Promoção picareta...

Mas vamos ao que interessa:Flamengo começou bem e espremeu a frágil agremiação do Recife, que só fazia se defender.

Em um escanteio, Réver ganhou pelo alto do defensor adversário e no rebote abriu o placar, fazendo justiça ao que as equipes produziam em campo.

Desse momento até o final do primeiro tempo, o Flamengo tentou jogar e o Sport tentava se defender, levando pouco ou nenhum perigo ao arco defendido por Diego Alves.

Eis que o futebol mostrou seu lado mais cruel, materializado na figura da "bola perua":finalzinho do primeiro tempo, Flamengo afrouxa um pouco a marcação e Marlone, meia do Sport, tem tempo pra cruzar e encontra o lateral direito Cláudio Winck no espaço entre Réver e o goleiro, e o atleta do time pernambucano empata a partida.Fim do primeiro tempo.

Em um momento quase constrangedor, o Flamengo apresenta sua mais nova aquisição, o atacante Vitinho, 2 minutos depois desse gol do Sport, no intervalo do jogo.

Demorou até a torcida sair do estado de irritação absoluta para aplaudir o reforço, mas quando o nosso novo atacante ajoelhou sobre o escudo do Flamengo disposto no gramado, a torcida foi ao delírio e ali passou o choque pelo gol adversário.


     Foto: Buda Mendes/Getty Images


Na volta do segundo tempo, o Flamengo mostrou ao oponente por que é o líder do campeonato, e resolveu a partida em menos de 10 minutos.

Um gol quase relâmpago de Paquetá após ajeitada de cabeça do Uribe abriu os trabalhos na segunda etapa, e minutos depois um golaço do cada vez melhor Éverton Ribeiro resolveu o jogo.

Depois dessa blitz inicial, o Flamengo criou várias chances e finalmente conseguiu o quarto gol em chute de fora da área do Uribe, em falha do goleiro Magrão.

A segunda metade da etapa complementar seguiu com o Flamengo dominando e perdendo outras ótimas chances de gol, enquanto a torcida fazia muita festa na arquibancada, comemorando a ótima atuação da equipe e mais uma rodada na liderança do campeonato, para desespero da imprensa paulista. 

Obs1: para quem é saudosista e sentia falta do Maracanã raiz, uma boa notícia, o estádio está voltando a ser popular, com tudo de bom e ruim que isso proporciona:torcida mais participativa, mais alegre, mais povão. Por outro lado, o estádio está mais bagunçado, um pouco mais sujo e com mais coisas quebradas.

Obs 2:time fez a primeira boa atuação pós Copa.E. Ribeiro está jogando em um nível perto do que já demonstrou no Cruzeiro, e Marlos Moreno teve um espasmo de bom futebol, o que pode ser muito útil no futuro próximo.

Domingo clássico de futebol no Rio de Janeiro, sol, goleada do Flamengo e liderança do campeonato.

Próxima parada: o desafiador mês de agosto. Saudações Rubro Negras!