quinta-feira, 7 de junho de 2018

Flamengo continua líder

Flamengo terá uma difícil missão hoje em Brasilia. Ganhar do bem treinado time do Fluminense, mesmo que desfalcado, para permanecer em boa vantagem na liderança do Brasileiro, virando para 5 pontos.

É um clássico. O que torna mais difícil o jogo. Clássico é clássico, embora a geração instagram não saiba disso e trate como um jogo a mais. Não é assim. Todo e qualquer time se supera. Claro que as vezes nem sempre. Mas isto faz parte da mágica de futebol. Clássicos são difíceis de ganhar independente do momento de seu time. Dirigentes fazem apelo maior, torcida exige, jogadores ficam pilhados e por vezes bichos são reforçados para este jogo em particular. O rival local ainda é bem importante no cenário do futebol brasileiro.

E quanto o campeonato brasileiro? Diferente do ano passado há um nítido equílibrio na competição. Não mais um time como o Corinthians de Carlille ganhando de todo mundo, sem até muita explicação para o fato, pois não era nenhum time espetacular. Mas os demais estavam desbalanceados demais. Flamengo com Zé Ricardo ia ladeira abaixo, por exemplo. Uma aposta muito mal feita em um ainda inexperiente na época que já mostrava elevado grau de esgotamento em outubro do ano anterior.

Mas este ano temos Barbieri. Outro técnico sem a experiência adequada mas que vem, até aqui, realizando um trabalho digno em termos táticos. Ao menos está dando resultados. Claro que ainda precisa melhorar muito em vários setores, por exemplo na compactação defensiva e na forma de jogar sem componentes chaves como Diego e Paquetá. Também tenho dúvidas em chamar algum técnico figurão com outra proposta de jogo que acabe por atrapalhar o, até aqui, bom desempenho em campo.

Mas tudo é aposta. E o Flamengo joga, por enquanto, suas fichas na perpetuação do interino. Não posso reclamar. Talvez estando no futebol fizesse a mesma coisa.

Porém, com a janela de transferência internacional chegando, como se fosse a estrela da morte de Star Wars, o Flamengo precisa estar atento à contratações. Pedra que rola não cria limo. Qualquer equipe tem que se renovar sempre. Há possibilidades do Vinicius Jr já sair em julho, e mesmo Paquetá, Cuellar e Trauco.

Quem os substituirá? E como é o Noval em termos de contratação de jogadores profissionais? É outro completamente inexperiente no assunto. E Fred Luz, que acompanhava estas negociações com Rodrigo Caetano, também saiu do Flamengo. Temos, portanto, um momento delicado neste sentido. Que erros podem acontecer pela incapacidade causada pela inexperiência.

Enfim, Flamengo é assim. Uma eterna tensão. E hoje jogamos para sermos mais líderes que já somos. Temos que ganhar os tres pontos. Valem tanto agora como na 38ª rodada.