terça-feira, 10 de abril de 2018

Checkpoint Brasileirão

Olá Buteco, bom dia!

Nesta época do ano, em 2017, entrávamos no Brasileirão como um dos fortes candidatos ao título, respaldados pela boa campanha de 2016. Infelizmente, involuímos. Entraremos no Brasileirão 2018 como uma grande incógnita: sem treinador definido e com um time que, hoje, parece supervalorizado. Em todo caso, o campeonato começa domingo e ter metas intermediárias de pontuação é o mínimo que se espera de uma gestão profissional do nosso futebol.

O brasileirão do ano passado acabou por ser um excelente estudo de caso, para quem pretende disputar o título à vera: acredito que todos se lembram da arrancada inicial do Corinthians e da sensação de que o campeonato fora vencido após 15 rodadas. No entanto, vocês se surpreenderiam se eu dissesse que a pontuação final do campeão foi a menor, entre todos os campeões, desde 2011? Pois esta informação é verdadeira. Os outros postulantes ao título "abandonaram" o campeonato, priorizando outras competições e deixaram o caminho livre para o time paulista.

A principal lição que eu tiraria deste cenário: para vencer o brasileiro, não se pode ficar pensando muito nas campanhas dos outros times. Se você consegue se manter na fronteira dos checkpoints, fatalmente disputará o título na reta final. Agora, se você não consegue manter nem as suas próprias metas, não adianta ficar torcendo por derrotas dos times que estão à frente.

Para este ano, elaborei quatro faixas de metas: título, G4, G6 e fuga do rebaixamento. É um pouco alarmante falar de rebaixamento, concordo, mas já vimos esse filme várias vezes em nossa história recente e nunca é bom ignorar a história.


Considerando os números da seção anterior como metas, elaborei a seguinte metodologia:
  • Dividimos os confrontos em 7 blocos de 5 jogos;
  • Projetamos o total de pontos a serem conquistados em cada bloco;
  • Atingindo a meta ao final da 35ª rodada, estaremos na briga;
  • Dá-se, nos 3 últimos jogos, o sprint final para o objetivo possível (título, G4, G6 ou fuga do rebaixamento).



Vale ressaltar que este ano o calendário é atípico, por conta da Copa do Mundo, o que fará todas as equipes jogarem praticamente em todos os meios de semana, conforme o Gustavo já ilustrou em suas duas últimas colunas. Além disso, o prêmio de 50 milhões para o vencedor da Copa do Brasil vai fazer com que os times que sigam nesta competição acabem escalando equipes alternativas no Brasileirão. Desta forma, é possível que a pontuação para o título fique até abaixo dos 76 pontos estipulados originalmente.

No primeiro bloco de 5 jogos temos Vitória (f), América (c), Ceará (f), Inter (c) e Chapecoense (f). Em teoria, não é o bloco de maior dificuldade do campeonato. Entretanto, para fazer os 10 pontos mínimos do checkpoint, precisaremos de, no mínimo, uma vitória e um empate fora de casa, além das duas vitórias em casa. Difícil? A palavra está com vocês!

Grande abraço e Saudações Rubronegras!