sexta-feira, 30 de março de 2018

O Flamengo está vivo!









Irmãos rubro-negros,


Eu nunca vi, nos meus mais de quarenta anos como rubro-negro, tanto desânimo na torcida como nesta gestão atual.

O Flamengo esteve nos últimos três anos em estado letárgico, acomodado, conformado.

Derrotas eram relativizadas, vexames assimilados com naturalidade, humilhações em sequência.

Tudo isso com a contribuição determinante da diretoria eleita e do grupo político que lhe dá suporte, o que tornava o quadro ainda mais crítico, pois de onde se esperava alguma mudança, tínhamos o nada.

Quando a esperança parecia ter se esvaído, após tantos e tantos vexames sem qualquer reação da diretoria, finalmente, irmãos, finalmente o Flamengo acordou.

Acordou pelas mãos de um vice-presidente amador, de alguém que, antes de tudo, acima de projetos políticos pessoais ou de grupos sectários, colocou à frente os interesses do Clube de Regatas do Flamengo.

As medidas adotadas pelo Ricardo Lomba deveriam ter sido efetivadas há muito tempo. Muito tempo. Mas como diz o provérbio, "antes tarde do que nunca".

O Lomba poderá se tornar, talvez sem saber, uma salvação para o mandato do presidente Eduardo Bandeira de Mello, cuja conduta foi das mais nocivas à instituição.

O Lomba teve a coragem, o desprendimento e o amor ao clube que tanto faltaram nos últimos anos na condução do departamento de futebol por aqueles que deveriam zelar pelo bem do Mengo.

Palmas para você, Ricardo Lomba!



...



Quando se fala em mentalidade, identidade, filosofia, respeito às nossas tradições, à nossa torcida e à sagrada camisa rubro-negra, não se está a falar de algo esotérico, abstrato ou intangível.

Ao contrário, a implantação de uma mentalidade vencedora e em harmonia com a história do Flamengo é concretizável, diria até palpável.

O dirigente amador, verdadeiramente apaixonado pelo Flamengo, sem interesse algum que não seja o bem da instituição, não precisa ter expertise em pormenores a respeito do funcionamento de um departamento de futebol. Isso é assunto circunscrito aos profissionais da área.

O que o dirigente amador e eleito precisa é representar o clube, determinar aos profissionais contratados o que é o Flamengo e como se espera que o trabalho seja desenvolvido quanto a certos valores que nos são inerentes, inclusive e obviamente metas e resultados. Avaliar o trabalho e contratar os melhores profissionais, dentro e fora de campo, para que o clube alcance os seus objetivos.

Se não se tem isso, não se tem nada. O que há é um arremedo de clube, apenas uma visão pálida daquilo que é a razão de amor e devoção de milhões de torcedores.

Simplesmente largar o futebol na mão de um "estrangeiro", sem nenhum tipo de cobrança, simplesmente porque confia-se na tese de que "só ele entende do riscado e nós somos ignorantes", é dar um cheque em branco a alguém cujo maior compromisso é consigo mesmo e não com a instituição. Alguém que sempre vai valorizar os parcos bons resultados e minimizar os vexames.

Há quanto tempo isso tem sido alertado pela torcida do Flamengo?

O Lomba, amigos, rompe com o paradigma que tem guiado a diretoria e o grupo ao qual ele pertence há pelo menos três ou quatro anos.








...



Em virtude das circunstâncias, do ano já ter se iniciado, de estarmos com competições importantes em andamento, será necessário reformular o departamento sem o tempo ideal.

O Flamengo merece ter os melhores profissionais no seu departamento de futebol. 

Uma excelente comissão técnica, ladeada por uma excelente equipe de profissionais, consegue fazer um time mediano render o seu máximo. 

Um bom time, porém, num ambiente contaminado, tende a render abaixo do seu potencial.

No Flamengo, não basta o máximo de cada um, é preciso superar o máximo.

O clube tem orçamento e dinheiro para investir nos melhores profissionais para o departamento de futebol. Gasta-se muito dinheiro com jogador que não rende. Contrata-se no atacado, no desespero. Contratos ruins, caros e longos.

Melhor investir em bons profissionais, gente que vai tirar o melhor de cada atleta e de si mesmo.

Tudo isso sob a batuta, o jugo e a  supervisão do dirigente amador, do torcedor rubro-negro que nos representa, como o Ricardo Lomba.

O Flamengo precisa de bons resultados.


...



Boa Páscoa, amigos!



...



Abraços e Saudações Rubro-Negras.

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.