terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Checkpoint Libertadores

Arte: Flamengo / Divulgação

Irmãos, à Libertadores!

Amanhã reiniciamos nossa história na competição. Desta vez, sem o tradicional “oba-oba” que toma conta da gente a cada classificação para a competição. O grupo é difícil e muitos dos nossos, calejados pelas recentes eliminações precoce, preferem esperar para entoar o “Rumo à Tóquio” após a classificação para as oitavas.

Como de hábito, elaboramos uma análise estatística da pontuação necessária à classificação, tomando por base as edições da Libertadores a partir do ano 2000, quando a competição passou a ser disputada em 8 grupos de 4, classificando-se os dois melhores em cada grupo. 

Para começar, lembro que com 13 pontos ou mais a classificação é matematicamente garantida, ou seja, com tal pontuação, é impossível não se classificar entre dois, em um grupo com quatro e que, com 12 pontos, só existe uma possibilidade matemática de não conseguir a classificação: um dos times do grupo perder todas e os outros três trocarem vitórias entre si. 

No período considerado, por 42 vezes os times fizeram 12 pontos e, em nenhuma delas, foi eliminado. Portanto, entendemos que com 4 vitórias não há o que discutir em termos de classificação. No outro extremo, nunca houve classificação com 6 pontos, o que nos permite limitar a zona com possibilidades de classificação entre 7 e 11 pontos: 


Em um grupo equilibrado como o nosso, a tendência é que não exista uma “baba” que pouco pontuará. Desta forma, acredito que 10 pontos serão suficientes para a classificação. Assim, temos que buscar pelo menos 3 vitórias e 1 empate. Ainda, pela péssima experiência do ano passado, entendo que estes 10 pontos devem ser obtidos até a 5ª rodada. Deixar para a última rodada, contra o River lá... Melhor nem pensar!

A chave para a classificação passa pela vitória no nosso 2º jogo, Emelec lá. Naturalmente, perder para o River amanhã não é opção. No entanto, ainda que a vitória não venha e comecemos nossa trajetória com um empate, vencer o Emelec lá nos permite sonhar com a classificação vencendo os outros dois jogos em casa, contra Santa Fé e o próprio Emelec. 

Além disso, há o componente psicológico: estas duas primeiras rodadas estão próximas – amanhã e daqui a 15 dias – mas depois só retornamos a jogar pela Libertadores no dia 18 de Abril. Largar na frente com 6 pontos nos permitiria nadar em águas tranquilas nas finais do Campeonato Carioca e nos primeiros jogos do Brasileirão (que começa exatamente no fim de semana anterior ao nosso 3º jogo da Liberta), rodando o elenco e experimentando novas opções para o esquema adotado.

Enfim, vitória amanhã é essencial e daqui a 15 dias, mais ainda. Vai pra cima deles, Mengo!!!